top of page

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR: ENTENDA O QUE É E SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS

Você tem notado que sente algum tipo de desconforto, dores ou reações incomuns sempre que consome determinado alimento? Caso isso venha acontecendo com você frequentemente, pode ficar sabendo que esse pode ser um importante sinal de alerta para o desenvolvimento de uma intolerância alimentar em seu organismo.


Mas então, o que seria a intolerância alimentar? Esse é um problema que pode surgir em homens e mulheres, e em qualquer faixa etária, dificultando e impedindo que o processo digestivo dos alimentos ocorra dentro da sua normalidade.


Tudo isso é responsável por causar uma série de sintomas que acabam influenciando negativamente a rotina da pessoa, logo, se faz necessário dar uma atenção especial para essa questão, a fim de intervir e garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar.


Para isso, nós daqui do Studio Luiza Mari preparamos esse conteúdo para te informar mais sobre o que é a intolerância alimentar, quais são os sintomas, como também quais são os principais alimentos causadores desse problema. Bora conferir?



O QUE É INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?


A chamada intolerância alimentar é uma questão que atinge muitas pessoas que muitas vezes desconhecem o que é e seus possíveis sintomas. Ela é causada por conta de um problema digestivo, quando há menor quantidade ou ausência de enzimas que possuem a importante tarefa de digerir os alimentos, como também encontra a dificuldade em absorver os seus nutrientes.


Assim, os sinais da intolerância podem acontecer logo após você se alimentar ou até 72 horas depois de você consumir determinados alimentos que acabam não sendo bem aceitos pelo seu sistema digestivo, principalmente se houver um consumo em uma quantidade maior e considerável, o que certamente deve intensificar as reações e respostas do organismo.


É comum que muitas pessoas lidem com isso diariamente sem saber, pois essa é uma questão que pode surgir de repente e em qualquer indivíduo, mesmo que não tenha um histórico familiar ou uma explicação muito clara.


Mas ressaltamos também que apesar de ser algo que pode ser desenvolvido em qualquer idade, o mais normal é que apareça com maior frequência de acordo com o envelhecimento, quando o processo de digestão se torna mais lento e diminuiu naturalmente a quantidade de produção de enzimas.


Além disso, é importante que você saiba que a intolerância alimentar pode ser algo transitório, como também pode apresentar longa duração, caso não seja identificado e não tenha nenhuma intervenção ou mudança nos hábitos alimentares.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS?


Quando a comida não é bem assimilada no estômago e o organismo não consegue trabalhar corretamente após a ingestão, é gerada uma resposta, que se demonstra em diferentes sintomas, que podem ser bem variados. Sintomas esses que dependem da intensidade da intolerância, como também da reação de cada pessoa.


Dentre os mais comuns, pode-se destacar as alterações relacionadas com o sistema digestivos e problemas intestinais, como sensação de estufamento, dores abdominais, inchaço na barriga, prisão de ventre, acúmulo de gases, cólicas e diarreias, como também podem apresentar náuseas, vômitos e refluxo gástrico.


Outros sintomas que também podem surgir e na maior parte das vezes não costumam ser relacionados com alguma reação negativa a algo que se comeu são: dores de cabeça, dores nas articulações, tontura, fadiga excessiva, manchas, coceiras e vermelhidão na pele.


Mais uma consequência da intolerância alimentar é que ela pode acabar promovendo mais um problema, que é a deficiência nutricional, devido a menor absorção dos nutrientes no organismo.


ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR A INTOLERÂNCIA ALIMENTAR


Não existe uma regra única para determinar qual alimento irá desencadear uma intolerância em cada pessoa, pois essa é uma reação particular de cada organismo, por isso é essencial que caso você esteja sofrendo com algum desses sintomas, é ideal fazer uma análise individual da própria alimentação e procurar por ajuda profissional.


Mas olha só, existe uma listinha de alimentos e substâncias que costumam ser os mais comuns quando se trata de intolerância alimentar, são eles:


  • Leite e derivados

  • Ovos

  • Peixes e frutos do mar

  • Chocolate

  • Oleaginosas

  • Alimentos que contém glúten, como trigo, cevada e centeio

  • Aditivos alimentares como aromatizantes e conservantes


NUTRIÇÃO E SAÚDE


Esses são alguns dos exemplos mais comuns que podem causar intolerância alimentar. Você identifica algum desses alimentos com frequência na sua alimentação? Tem sentido desconfortos e reações negativas após seu consumo ou após a ingestão de outros alimentos?


Se a resposta para essas perguntas for “sim”, então esse é o momento de você procurar uma ajuda profissional, pois com uma boa avaliação e determinação precisa e correta do seu tipo de intolerância, é possível criar um novo plano alimentar adaptado e personalizado para o seu organismo, melhorando sua qualidade de vida!


Nesses casos, sabendo que se trata de intolerância é extremamente importante que se faça em primeiro lugar um diário alimentar, contando todos os alimentos consumidos ao longo dos dias e quando ocorre os sintomas, para assim descobrir o que está te causando esse mal estar.


Assim, com a identificação desses alimentos, é indicado que busque por um acompanhamento nutricional, para te indicar corretamente a medida de novos hábitos alimentares, que pode incluir uma restrição alimentar parcial ou uma exclusão total de consumo de tais alimentos ou substâncias, dependendo da gravidade de cada caso.


Com o auxílio especializado e nutricional, é possível que você consiga ter um plano alimentar ideal para as suas necessidades, para que se faça as substituições corretas e não tenha assim maior carência de nutrientes no seu organismo. O acompanhamento nutricional irá te promover saúde, boa alimentação e bem-estar!


E nós daqui do Studio Luiza Mari podemos te ajudar! Trabalhamos com serviços de nutrição, saúde e alimentação, entre em contato com a gente e agende agora mesmo sua consulta:


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

(11) 91728.4326 - Celular/WhatsApp


UNIDADE MOEMA

Avenida Moaci, 550.

Moema - São Paulo - SP.

Telefones: (11) 3892.3575 - Fixo

(11) 94961.6101- Celular/WhatsApp

Opmerkingen


bottom of page