top of page

TIPO DE PELE E ESTADO DA PELE: ENTENDA A DIFERENÇA

Você sabia que existe uma diferença ao falar sobre tipos de pele e estados da pele? É muito comum que esses termos sejam usados de forma similar ou única para determinar características cutâneas, sendo assim, acabam sendo utilizados erroneamente para explicar os aspectos que a derme apresenta. Será que você também já caiu nesse erro, sem conhecer o verdadeiro significado de tipo x estado da pele?


Bom, para que esse erro não se repita mais, hoje o Studio Luiza Mari vem aqui te contar qual é a diferença entre os chamados tipos de pele e estados de pele, e quando se faz necessário aplicar cada um desses termos para explicar as características da sua derme. Fique aqui com a gente e confira esse conteúdo completo e com uma dica especial para cuidar da sua cútis durante o ano todo!

 

TIPO DE PELE E ESTADO DA PELE: ENTENDA A DIFERENÇA

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PELE?


Certamente, o termo mais popular e usado para se referir aos aspectos de cada pele é o “tipo”, e nesse caso, podemos exemplificar aqui com uma derme do tipo seca, oleosa, mista ou normal. Essas são características consideradas permanentes em cada pessoa, sendo algo determinado pela própria genética. E o conhecimento desse tipo de pele é fundamental para te auxiliar nos seus cuidados diários, inclusive na escolha de produtos adequados para a sua rotina de skincare.


Uma pele oleosa, por exemplo, é aquela que possui alta produção de sebo, brilho excessivo e com poros dilatados, já a pele seca apresenta o oposto, baixíssima oleosidade e falta de capacidade de reter água. Ainda tem também a pele mista, que é uma junção desses dois tipos (oleosa e seca), onde há regiões mais oleosas, como na zona T, e áreas mais secas ao redor da face. E por fim a derme normal, que é a balanceada e a mais saudável, devido ao seu equilíbrio natural.



Assim, como você pode observar, cada tipo de pele possui suas particularidades bem específicas. E esse conhecimento das características da derme é fundamental para entender como ela está no momento atual, quais os cuidados necessários, se está dentro de padrão de normalidade ou não, e o que precisa ser feito.


Mas além disso, também é necessário saber que mesmo tendo esse tipo definido, ela pode também sofrer variações ao longo do tempo, o que a faz mudar em certos aspectos, o que se trata de um novo estado da pele.

 

TIPO DE PELE X ESTADO DA PELE


E quando trazemos esse termo, estado da pele, estamos falando de uma condição temporária e transitória que é responsável por promover mudanças nas características da derme ao longo da vida. Como por exemplo, muitas pessoas notam a cada ano que a cútis costuma ficar ainda mais oleosa e acneica durante os dias mais quentes do verão, enquanto nos dias mais frios do inverno, apresenta mais áreas ressecadas e sensíveis.


Essas variações são naturais e refletem o estado da pele naquele determinado período do ano, o que pode ser algo mais rápido e passageiro ou então mais duradouro, e essa condição é influenciada segundo fatores internos e externos que a derme acaba sendo submetida. Ficar atenta a essas mudanças é essencial para acompanhar a saúde cutânea, para assim, se necessário, adaptar os cuidados e até mesmo procurar por outros produtos de skincare que se adequam ao estado momentâneo e específico da pele.


Alguns dos fatores mais comuns que exercem influência na derme e tem capacidade de alterar o seu estado são as questões de climáticas, alimentação, poluição, uso de medicamentos, estresse, utilização de produtos inadequados ou a falta de uma rotina de cuidados. Essas situações podem gerar tanto uma escassez de algo na derme, como também o excesso, o que proporciona modificações e o próprio desequilíbrio cutâneo.


Os estados da pele podem variar em diferentes fases da vida também, dessa maneira, é importante que saiba que essas mudanças nem sempre são tão previsíveis e elas podem ocorrer em qualquer tipo de pele, trazendo além de mudanças, danos e problemas que precisam ser tratados, como condições de aumento de sensibilidade e irritação, surgimento e inflamação da acne, ou sua desidratação, por exemplo.


DICA EXTRA STUDIO LUIZA MARI

 

Agora sim, você conheceu as diferenças entre tipo de pele e estado da pele, e com esse conhecimento fica mais fácil entender mais a sua própria derme, bem como suas mudanças e as demandas de cuidados que ela apresenta. Ressaltamos aqui a importância de estar sempre atenta as características da sua pele, como aos sinais de alterações, para assim, tomar as medidas corretas para garantir equilíbrio e saúde.


E para te ajudar nesses cuidados com a sua cútis, você pode contar sempre com a ajuda das nossas profissionais especializadas e os melhores tratamentos do Studio Luiza Mari! Temos aqui variadas opções de tratamentos para a sua derme, incluindo o nosso queridinho PROTOCOLO PELE DE BEBÊ, que conta com três procedimentos: Limpeza de Pele + Revitalização + Peeling Químico por apenas R$199,00!



Não vai perder essa oportunidade e desconto imperdível né? Clique aqui para conferir esse e outros serviços disponíveis aqui no Studio Luiza Mari! E aproveite para já entrar em contato com a gente e garantir o seu horário em nossa agenda, estamos te esperando!


*Verifique a disponibilidade de serviços em cada unidade.

Commentaires


bottom of page