top of page

MELASMA: VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS?

Você tem melasma ou sabe quais são as principais causas que levam ao surgimento dessas manchas escurecidas no rosto? O melasma é um tipo de hiperpigmentação da pele, que costuma aparecer normalmente em áreas como bochechas, testa e buço, tendo uma coloração amarronzada e formatos irregulares. Essas manchas são ocasionadas devido ao aumento na produção e depósito de melanina, que é pigmento responsável pela coloração da pele.


Esse excesso de melanina leva então ao aparecimento do melasma, que gera áreas escuras na face, principalmente em mulheres em uma faixa etária acima de 30 anos. Diferentes podem ser os motivos que ocasionam essa situação de hiperpigmentação na derme, e hoje o Studio Luiza Mari vem aqui te contar quais podem ser essas principais causas. Confira a seguir e conte com as nossas especialistas para tratar também da sua pele e do melasma!


MELASMA: VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS?

EXPOSIÇÃO AO SOL


A causa mais comum e conhecida quando falamos em melasma é a exposição ao sol, por isso é normal que essa hiperpigmentação apareça em áreas do corpo que ficam mais expostas, como o próprio rosto. Mas apesar de muitas pessoas desconhecerem, essas manchas também podem surgir em outras regiões, como o pescoço, os braços e o colo. Por isso é tão importante manter a pele sempre protegida dos raios solares.


O que acontece nesse caso, é que a exposição solar pode ser responsável por estimular ainda mais a produção de melanina, aumentando as chances de surgirem essas manchas, ou então agravar o quadro, caso você já tenha melasma.


A exposição solar também é um motivo para o melasma ser altamente relacionado com o verão, época em que a pele acaba ficando mais exposta e é quando a intensidade dos raios UV é mais forte. Sendo assim, as consequências costumam ser maiores no verão, mas vale lembrar que esse é um problema que pode ocorrer em qualquer estação do ano.


PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA


Pode-se dizer que algumas peles possuem maior tendência ao surgimento desse tipo de hiperpigmentação, como por exemplo, em morenas, negras ou asiáticas. Certamente, isso não é uma regra que se aplica em todas as pessoas que possuem essas dermes características, ou seja, não é porque você é morena que isso significa que vai desenvolver o melasma, porém há uma maior predisposição genética.


E na sua família, também tem outras pessoas que possuem melasma? Bom, além dessa tendência ao aparecimento das machas por conta da pele e sua coloração, também tem a questão hereditária, que também pode ser um fator que contribui com essa predisposição genética, podendo assim encontrar outras pessoas da família que também lidam com essa situação.

 

USO DE COSMÉTICOS INAPROPRIADOS


Um problema que pode ocasionar essas áreas amarronzadas na pele é o uso de cosméticos inapropriados na pele, especialmente na região facial. O que acontece é que alguns produtos cosméticos mais agressivos podem acabar gerando uma irritação na derme, sendo assim, ao invés de tratar, acaba desencadeando essas manchas como consequência.


É importante assim sempre usar produtos que sejam adequados e recomendados para o tratamento da sua pele, para evitar danos. Caso esteja usando algum produto que tenha desenvolvido alguma irritação, é essencial que suspenda o uso e procure por uma ajuda profissional.

 

ALTERAÇÕES HORMONAIS


Você sabia que as alterações hormonais são possíveis causas também do melasma? E essas mudanças nos hormônios é algo que torna essa hiperpigmentação muito mais frequente no público feminino, alterando e estimulando essa produção excessiva de melanina, que consequentemente leva ao aparecimento dessas manchas. E tem mais, estima-se que 90% dos casos de melasma afeta as mulheres!


Alguns dos fatores que geram alterações hormonais que favorecem ao surgimento do melasma são: uso da pílula anticoncepcional, gravidez, o uso de repositores hormonais ou a disfunção da tireoide.

 

AÇÃO DA LUZ VISÍVEL


É muito provável que você já sabia que a exposição ao sol afeta diretamente na saúde da pele e exerce influência quando se trata do melasma. Mas você já pensou que a luz visível, que é aquele emitida pelos celulares, televisões, notebooks, telas de computador, tablets e lâmpadas também podem ser responsáveis por essas manchas?


Pois é, esse é mais um fator que deve ser levado em consideração, afinal, o uso desses meios eletrônicos e de comunicação fazem parte das nossas rotinas diariamente. Sendo assim, vamos destacar aqui o quanto é importante manter a derme sempre muito bem protegida, não apenas do sol, como também da luz visível. Ah, e essa proteção não é exclusiva para o verão, e sim para o ano todo.

 

Caso você tenha melasma e está procurando uma forma de tratamento eficaz, saiba que esse é o momento mais recomendado para cuidar dessas manchas e reduzir a hiperpigmentação do melasma, sendo o PEELING QUÍMICO uma alternativa indicada por especialistas. Saiba mais sobre o peeling químico e os seus benefícios para a pele, acesse nosso blog!



Quer saber sobre o tratamento? Conte com a ajuda das profissionais do Studio Luiza Mari, agende seu horário com a gente e venha cuidar da sua pele com quem entende do assunto! Para conhecer esse e outros serviços, clique aqui e acesse nossa loja online.


*Verifique a disponibilidade de serviços em cada unidade.

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page