top of page

MITOS E VERDADES SOBRE A ACNE

Atualizado: 28 de abr. de 2022

A acne é o resultado de um processo inflamatório nas glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção do sebo, e nos folículos pilosos. O aumento da produção de sebo e o excesso de oleosidade na pele acabam gerando a acne, conhecidos como cravos e espinhas.


Nessa situação, os poros ficam obstruídos, o que aumenta as chances de desenvolvimento de bactérias no local e acúmulo de células mortas, como consequência surge esse processo inflamatório na pele.



Normalmente a acne é muito associada ao período da adolescência, devido as alterações hormonais que levam a uma maior produção de sebo. Mas existem outros fatores que também podem contribuir com o surgimento da acne em qualquer idade. Alguns deles são:


  • Predisposição genética

  • Estresse

  • Alimentação inadequada, alto consumo de gordura e açúcar

  • Falta de cuidados e limpeza da pele

  • Dormir com maquiagem

  • Alta exposição ao sol

  • Doenças hormonais


A acne é um grande pesadelo para muitas pessoas, podendo trazer até mesmo problemas psicológicos, baixa autoestima e insegurança. E mesmo sendo um problema considerado "comum", pois atinge muitas pessoas, continua gerando muitas dúvidas. Por isso o Studio Luiza Mari preparou um conteúdo para explicar os mitos e verdades sobre a acne. Confira!


ACNE SÓ APARECE EM QUEM TEM PELE OLEOSA


MITO! De fato o aparecimento da acne é mais comum em quem tem pele oleosa, pois tem uma maior quantidade de oleosidade naturalmente produzida pelo seu tipo de pele. Mas não é um problema exclusivo para peles oleosas. Muitos outros fatores, como os que citamos acima, também podem desenvolver esse processo inflamatório em outros tipos de pele.


ACNE É COISA DE ADOLESCENTE


MITO! A acne começa a aparecer no período da puberdade, mas não é coisa apenas de adolescente. Você pode ter acne em diferentes momentos da sua vida, como na fase adulta, por influência de diferentes fatores.


DURANTE A TPM E O PERÍODO MENSTRUAL A MULHER PODE TER MAIS ACNE


VERDADE! Devido as alterações hormonais, a mulher pode ter um aumento na oleosidade da pele, o que torna comum aparecer mais espinhas durante a TPM e o período menstrual.


CHOCOLATE CAUSA ACNE


MITO! Essa é uma das maiores dúvidas quando falamos sobre acne. Mas a verdade é que quando se fala do chocolate como grande problema e causador de acne, está se referindo mais a quantidade que se come, e também ao excesso de açúcar e gordura que se encontra em alguns chocolates.


O ideal é optar pelas opções que tenham maior concentração de cacau, como o chocolate meio amargo e o amargo. Não precisa excluir o chocolate da sua vida, mas consuma com moderação.


PROTETOR SOLAR CAUSA ACNE


MITO! Como falamos, a alta exposição ao sol é um dos fatores que pode contribuir para o surgimento da acne. Então dizer que não vai usar protetor solar para não ter acne é a pior desculpa.


O importante é que você conheça sua pele, para utilizar produtos que são próprios para seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista, seca ou normal. Mas nunca deixe de usar o filtro solar!


A LIMPEZA DE PELE AJUDA A CONTROLAR A ACNE


VERDADE! Fazer limpeza de pele é muito importante, pois traz uma série de benefícios, como a diminuição da oleosidade e das células mortas, controlando assim a formação da acne. Remove cravos e espinhas, além de tirar outras impurezas da pele, como a maquiagem e poluição. Deixa a pele mais firme e uniforme, e promove a renovação celular.


A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele, mas é fundamental que seja feita por um profissional especializado na área.


Aqui no Studio Luiza Mari realizamos diversos procedimentos estéticos, incluindo a LIMPEZA DE PELE, que é uma grande aliada no tratamento da acne. Clique aqui e conheça nossos serviços e descontos imperdíveis, por tempo limitado.


Confira alguns resultados de limpeza de pele realizada no Studio Luiza Mari!



Você tem vontade de fazer um Curso Profissionalizante de Limpeza de Pele? Essa é grande novidade do Studio Luiza Mari! Teremos diversos cursos para você se especializar, começando com limpeza de pele. Clique aqui e saiba mais!



bottom of page