top of page

10 FATORES QUE CONTRIBUEM COM A FLACIDEZ DA PELE: SAIBA QUAIS SÃO E COMO PREVENIR!

A flacidez da pele é considerada uma consequência natural do envelhecimento, algo inevitável para todos, homens e mulheres, e esse processo vem acompanhado na diminuição dos níveis de ativos importantíssimos para a firmeza e sustentação, como colágeno e elastina.


Mas além do fator envelhecimento também existem outras causas que podem ser relacionadas com a flacidez facial e corporal, o que potencializa esse aspecto flácido em uma derme mais madura, como também pode promover a flacidez de forma precoce.


Bora conhecer com o Studio Luiza Mari quais são então os 10 fatores que contribuem com a flacidez da pele? Nós te contamos tudo aqui e ainda temos algumas dicas de procedimentos recomendados por especialistas para prevenir e tratar da pele flácida! Vamos lá?



ENVELHECIMENTO


Como falamos, o envelhecimento está relacionado com a flacidez da pele, sendo um processo natural que ocorre de acordo com esse amadurecimento da derme. Mas olha só, é sempre válido lembrar que nesse caso estamos falando de uma pele que vai envelhecendo de uma forma saudável e dentro do que é esperado para determinada faixa etária e com o aparecimento dos sinais de idade.


Porém, também pode acontecer o chamado envelhecimento precoce, que é quando esses sinais de idade começam a aparecer antes do tempo considerado ideal e saudável para a pele, o que pode torná-la mais flácida também bem mais cedo. E aqui vários erros e hábitos errados podem influenciar esse envelhecimento precoce, incluindo a falta de cuidados diários com a derme.

 

EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL


E já que comentamos sobre cuidados diários com a derme, vai aqui mais um fator que pode influenciar de maneira negativa o aumento da flacidez da pele. Afinal, a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção proporciona mudanças na estrutura da pele, inclusive, é responsável por degradar o colágeno e elastina, favorecendo também o envelhecimento precoce.


Portanto, lembre-se sempre de manter sua pele protegida com o uso do filtro solar facial e corporal, caso partes do corpo estejam expostas também. E essa dica vale para o ano todo e em qualquer estação, combinado? A proteção contra os raios UVA e UVB deve estar garantida tantos nos dias ensolarados, como naqueles dias mais nublados.

 

GENÉTICA


Dentre tantos fatores que contribuem com a flacidez da pele, um deles é a genética, ou seja, quando a pessoa tem uma predisposição a desenvolver certos problemas devido a uma questão biológica e natural.


Assim como qualquer indivíduo, as pessoas que se encaixam nesse grupo, também devem manter os cuidados com a derme desde cedo, a fim de evitar o envelhecimento precoce e garantir uma pele mais saudável.

 

SEDENTARISMO


Você tem levado uma vida mais sedentária ou tem praticado alguma atividade física com regularidade? Essa é uma questão muito importante tanto para a sua saúde, como também para os cuidados com a sua pele, pois o sedentarismo também é uma das causas do aumento da flacidez muscular, e como consequência, na flacidez cutânea.


Dentre os locais do corpo que mais costumam sofrer com esse aspecto flácido, temos alguns exemplos: pernas, coxas, glúteos, braços, flancos, abdômen e no caso da região facial, a área dos olhos e a papada.


Então, escolha uma atividade física que seja da sua preferência e que goste mais e bora movimentar esse corpo!

 

MÁ ALIMENTAÇÃO


Uma alimentação inadequada também é uma grande vilã da sua derme em diversos sentidos possíveis, e um dos efeitos dessa má alimentação é justamente o fato dela contribuir negativamente com a flacidez da pele. Sendo assim, procure evitar excesso de açúcar, carboidratos refinados e alimentos industrializados e gordurosos.


Inclua no seu cardápio uma alimentação mais saudável e balanceada, contando com alimentos mais nutritivos, naturais e também aqueles que são ricos em antioxidantes.

 

FALTA DE UMA ROTINA DE CUIDADOS


Agora vou te fazer uma pergunta fundamental, você tem o hábito de tratar bem da sua pele, incluindo cuidados faciais e corporais? A resposta foi positiva ou negativa? Com base nessa resposta, tenha sempre em mente que essa rotina de cuidados, que pode até parecer algo muito comum ou básico, é essencial para que a sua pele esteja saudável, bonita e o melhor de tudo, rejuvenescida com o passar dos anos.


O hábito de cuidar da pele dia após dia será também um grande aliado para você tratar e prevenir os sinais de envelhecimento e a própria flacidez. Ah, e mais um ponto importante que precisa ser destacado aqui é a escolha de produtos apropriados para a sua derme e as necessidades que ela apresenta, e isso vale tanto para o tratamento corporal, como também para o seu skincare.

 

EFEITO SANFONA


Você já ouviu falar no efeito sanfona na pele? Isso acontece quando a pessoa tem uma perda de peso muito rápida e em pouco tempo depois ela ganha aqueles quilos de volta. Em algum momento você já passou por isso e percebeu alterações no seu corpo?


Com o efeito sanfona, que gera a perda intensa e acelerada, e depois vem o ganho de peso, a pele simplesmente não consegue acompanhar todas essas mudanças e variações frequentes. Dessa maneira, uma das consequências mais comuns para a pele é o aparecimento de estrias e da flacidez.

 

TABAGISMO


Outro vilão bastante conhecido é o cigarro, por isso o tabagismo também entre aqui nessa lista de fatores que influenciam na flacidez da pele, e não somente isso viu?


O tabagismo é responsável por acelerar a perda de colágeno na derme, o que ocasiona o temido envelhecimento precoce com o aparecimento dos sinais de idades bem antes do tempo, como as rugas e linhas de expressão.

 

ALTERAÇÕES HORMONAIS


Em relação as alterações hormonais, elas também podem acabar contribuindo com a perda de firmeza da pele que a torna cada vez mais flácida, e no caso das mulheres, pode se intensificar durante o período da menopausa.


O que acontece é que nessa fase ocorre uma perda significativa de colágeno e elastina e a produção desses importantes ativos ocorre em um ritmo bem mais lento e menor, o que traz alterações em diferentes aspectos da derme, incluindo, é claro, a flacidez que se evidencia.

 

NÃO BEBER ÁGUA


Beber água diariamente é essencial para o nosso organismo e para a saúde e beleza da pele, isso provavelmente você já sabe né? Mas você sabia também que o consumo regular da água ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele?


Esse é um dos mais variados benefícios que a água tem para nos oferecer, o que é realmente incrível para evitar aquela derme com aspecto flácido e sem viço. Lembre-se sempre, uma pele bem hidratada tem também mais sustentação e firmeza garantida.

 

COMO PREVENIR A FLACIDEZ?


Conhecendo os 10 principais fatores que contribuem com o surgimento e aumento da flacidez facial e corporal, fica mais fácil avaliar quais desses fazem parte dos seus hábitos e o que se pode fazer para evitar, certo? Sem dúvidas, é possível sim prevenir a flacidez da sua pele, como também você pode tratar dessa questão, caso isso já seja algo que lhe está incomodando.


Mas além de adotar novos hábitos no seu dia a dia, você também pode contar com uma ajuda ainda mais potencializada dos procedimentos estéticos recomendados por especialistas, que irão te promover os melhores resultados de forma mais eficiente e muito mais rápida. Então, quer saber quais são esses procedimentos indicados por profissionais?


Confira a seguir uma listinha exclusiva preparada pelo Studio Luiza Mari!


  • Radiofrequência


  • Bioestimuladores

  • Modeladora Local

  • Drenagem Linfática

  • Carboxiterapia

  • Microagulhamento

  • Peeling Químico

 

Curtiu? Essas são algumas alternativas perfeitas de tratamentos especializados e potentes para cuidar da sua pele, combater e prevenir a flacidez e ainda garantir muitos outros benefícios maravilhosos. Lembrando que aqui tem opções para tratar da flacidez corporal e facial, consulte nossas especialistas para fazer uma avaliação individual da sua pele e indicar o melhor procedimento para o seu caso!


Aqui no Studio Luiza Mari temos todos esses tratamentos e muito mais, clique aqui e confira nossos serviços. Já aproveite para agendar também o seu horário com a gente, conte com a ajuda das nossas profissionais para sempre cuidar da sua beleza! Venha ter um momento só seu e aquele tempo de bem-estar e relaxamento que você merece, estamos te esperando!


*Verifique a disponibilidade de serviços em cada unidade.


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

(11) 91728.4326 - Celular/WhatsApp


UNIDADE MOEMA

Avenida Moaci, 550.

Moema - São Paulo - SP.

Telefones: (11) 3892.3575 - Fixo

(11) 94961.6101- Celular/WhatsApp

Comments


bottom of page