VOCÊ TEM FOLICULITE? SAIBA COMO EVITAR

A foliculite ocorre quando há uma inflamação nos folículos pilosos, que é o local onde os pelos nascem. Os fatores principais que levam o surgimento da foliculite é a infecção de bactérias e fungos ou pela inflamação de pelos encravados, que é causado pelo uso constante da lâmina para depilação.


Caracterizada como bolinhas vermelhas na pele, geralmente a foliculite aparece nas axilas, virilha, coxas, no rosto e no couro cabeludo, podendo ser superficial ou profunda.


Pela sua aparência, muitas vezes é confundida com espinhas. Na foliculite superficial a pele fica avermelhada e inchada em volta do folículo, causando coceira e dor.


Já no caso da foliculite profunda, possui uma grande área avermelhada. Surge um nódulo com pus e dor no local, podendo destruir o folículo piloso. Também causa inchaço e coceira, deixando cicatrizes e manchas na pele.



O tratamento pode variar de acordo com o tipo de foliculite, sua causa e intensidade. É importante nunca tentar espremer, pois isso pode provocar ainda mais a região e aumentar a inflamação.


Pode ser necessário o uso de medicamentos, como antibióticos ou antifúngicos, e pomadas. Em casos mais simples, a higienização com antisséptico e compressas mornas são suficientes para tratar o problema. Procure um especialista, que deve analisar e indicar o melhor tratamento.


Para evitar o aparecimento da foliculite é importante seguir algumas práticas que mantém a pele protegida contra bactérias e fungos e permite o desenvolvimento comum do folículo piloso. Confira a seguir algumas dicas do Studio Luiza Mari!


1. Cuide sempre da sua pele, mantenha ela limpa e hidratada.


2. Faça esfoliação.


3. Evite banhos quentes, pois ressecam a pele e acabam retirando a camada de proteção.


4. Não use roupas muito apertadas e justas, pois causam atrito na pele. Evite ficar com a roupas de banho úmidas, é recomendável levar uma seca para trocar. Os locais quentes e úmidos do corpo são sempre mais propícios para a proliferação de bactérias e fungos.


5. Não use lâmina para raspar os pelos. O método recomendado de depilação é a laser.


A depilação a laser é a opção mais segura e evita o surgimento de processos inflamatórios na pele, como a foliculite. Possui diversos benefícios, como seu efeito duradouro e melhor custo-benefício. Além de ser indolor, a depilação a laser elimina pelos grossos e escuros e não causa manchas na pele.


Aqui no Studio Luiza Mari você pode fazer sua depilação a laser com nossos profissionais especializados e com toda a segurança do procedimento.



Entre em contato com a gente e agende seu horário.


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP. ​

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp