top of page

TIPOS DE RUGAS FACIAIS: QUAIS SÃO E QUAL É A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO?

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Você possui linhas marcadas em diferentes regiões do rosto? Se você respondeu “sim”, dê uma observada no espelho se essas linhas já estão bem definidas e são permanentes ou se elas se apresentam com uma característica mais superficial, aparecendo apenas quando há uma movimentação na face.


Conseguiu observar? Caso essas linhas sejam mais profundas, estando evidentes mesmo com o rosto em repouso, elas são conhecidas como rugas estáticas, que se aprofundam com o passar dos anos, principalmente em peles maduras. Mas se as linhas marcadas aparecem apenas devido aos movimentos naturais e pelas expressões no rosto, elas são chamadas de rugas dinâmicas, estando em seu processo inicial e mais comum em peles jovens.


Tanto as rugas dinâmicas, como as estáticas, fazem parte do envelhecimento natural de todos as peles, sendo assim, são representações de diferentes fases desse processo, que começa em média, entre os 25 e 30 anos e vai se intensificando normalmente.



Essas marcas faciais se apresentam em diferentes regiões do rosto, ganhando nomes populares e bastante conhecidos, como por exemplo, os pés de galinha e o bigode chinês. Mas você sabe exatamente onde essas rugas se encontram e quais são os outros tipos de rugas? Confira a seguir!



TIPOS DE RUGAS FACIAIS


As rugas surgem por conta de movimentos faciais repetidos nos músculos do rosto, como também, por causa de mudanças na cútis, onde ocorre naturalmente a perda de colágeno, ácido hialurônico e elastina, o que provoca flacidez e a diminuição de sustentação, elasticidade, volume e preenchimento.


Além disso, há outras questões que podem influenciar até mesmo o envelhecimento precoce, tais como: falta de uma rotina de cuidados e hidratação da pele, fatores genéticos, alta exposição ao sol, não usar protetor solar todos os dias, tabagismo, alimentação desiquilibrada, não beber água, consumo excessivo de álcool e estresse.


Essas linhas marcadas costumam aparecer em regiões bem específicas do rosto, como ao redor dos olhos, abaixo da boca e do nariz, na testa e no pescoço, ganhando assim nomes mais populares para melhor identificação da sua localização. Logo, alguns dos tipos de rugas faciais mais conhecidos são os seguintes:


  • Pés de galinha: é bem provável que os pés de galinha são um dos tipos mais famosos, não é mesmo? São aquelas rugas que aparecem na chamada região periocular, ou seja, ao redor dos olhos, partindo do canto externo e seguindo na direção da orelha, da testa e da bochecha. Seu surgimento está relacionado com a movimentação facial, aparecendo principalmente quando sorrimos.


  • Bigode chinês: as linhas marcadas do bigode chinês são conhecidas como sulco nasogeniano e também pode ser associada aos movimentos faciais do sorriso. Localizada ao redor da boca, essas rugas formam vincos em cada lado do rosto, com início na parte abaixo do nariz e seguindo até canto da boca.


  • Linhas de marionete: você já ouviu falar em linhas de marionete? Chamadas também de sulcos labiomentoniano, elas ganharam esse nome popular por lembrarem aos bonecos de marionete que possuem aquelas linhas bem definidas que partem do canto da boca até o queixo.


  • Código de barras: ainda falando da região da boca, outra ruga bastante característica de peles maduras são as periorais, ou simplesmente, código de barras. São linhas marcadas ao redor dos lábios causadas, em sua maioria, pela frequência na movimentação facial na hora de falar e fazer “bico”.


  • Rugas de bravo: sabe aquelas rugas que ficam entre as sobrancelhas? Elas são conhecidas como rugas de bravo justamente por ser uma expressão facial associada a estar nervoso ou preocupado com uma situação, o que favorece a formação dessas linhas verticais, também chamadas de glabelares.


  • Linhas na testa: as famosas e temidas linhas na testa são bastante comuns, podendo ser facilmente observadas quando movimentamos a região e transmitimos certas expressões. As linhas na testa estão acima das sobrancelhas e se apresentam na horizontal.



COMO TRATAR AS RUGAS?


O procedimento estético mais indicado para o tratamento das rugas é a aplicação de toxina botulínica, que pode ser feita para garantir rejuvenescimento facial, melhorando a aparência em peles jovens e maduras, e trazendo um aspecto mais leve, relaxado e descansado.


O Botox é excelente para amenizar ou até mesmo eliminar as rugas e linhas de expressão, como também para diminuir a flacidez e melhorar o contorno e simetria da face.


Lembrando que esse tratamento queridinho para elevar a autoestima é recomendado em média a partir dos 25 anos, que é quando surgem os primeiros sinais de envelhecimento da pele. Assim, é possível ter os benefícios do procedimento desde cedo, sendo feito de maneira preventiva.



E se você está procurando uma alternativa eficaz, com resultados reais e rápidos, venha fazer seu Botox no Studio Luiza Mari! Conte com o trabalho de nossas profissionais especializadas, confira esse “antes” e “depois” feito aqui!


BOTOX no Studio Luiza Mari - "antes" e "depois"


Para agendar seu horário, escolha sua unidade de preferência e fale com a gente:


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 4105.1057 - Fixo

(11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp

Comments


bottom of page