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RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E INCHAÇOS NO VERÃO: COMO TRATAR?

Atualizado: 13 de mar. de 2023

Você costuma sofrer com retenção de líquidos e inchaços durante o verão? Esse é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente as mulheres por conta de mudanças hormonais em períodos pré-menstrual, na menopausa ou na gravidez, o que acaba incomodando e gerando certo desconforto em regiões como pernas, barriga, costas, braços, mãos, pés e tornozelos.


Especialmente no verão, essa é uma questão que pode se intensificar, devido aos dias mais quentes a temperatura corporal também aumenta. Mas para que essa temperatura seja regulada em nosso corpo, os vasos sanguíneos dilatam para resfriar o organismo, o que faz com que os fluidos que ficam nos vasos se movimentem e por fim se acumulem entre as células dos tecidos.


Esse processo acaba gerando assim os edemas, ou seja, esses inchaços que são visíveis. Podemos destacar também que com a circulação mais lenta, o nosso corpo acaba retendo mais líquidos, esse fato pode ser percebido até mesmo com uma impressão de ganho de peso.


Além das mudanças hormonais e o aumento da temperatura corporal (questões que não se pode controlar), há outros fatores e hábitos que influenciam fortemente no aumento dessa retenção, podendo os homens também sofrerem com esses inchaços no corpo.


Se você lida frequentemente com esse problema, principalmente nos dias quentes do verão, confira a seguir alguns cuidados e dicas importantes para tratar e evitar o aumento da retenção de líquidos!



BEBA ÁGUA TODOS OS DIAS


Podemos concordar que beber água é umas das práticas mais simples que podemos incluir no nosso dia a dia e é extremamente essencial para o bom e correto funcionamento de todo o organismo, mas muitas vezes é algo que acaba sendo deixado de lado, não é mesmo?


Um dos mitos que muitas pessoas que sofrem com inchaços acreditam é que o consumo de água poderia agravar o problema, mas isso é uma grande mentira! A desidratação é o que pode verdadeiramente intensificar o problema, pois ela faz com que o corpo tenha que reter mais líquido para compensar a falta de água.


O consumo de água é ideal para todos, pois ela irá auxiliar na eliminação de toxinas pela urina. Lembrando que é necessário cerca de 1,5 a 2 litros por dia, o que varia de acordo com o peso de cada um.


TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA


Outro cuidado que você deve dar uma atenção grande é em relação a alimentação, que deve ser balanceada, saudável e leve. Vale ressaltar que o sal é um dos maiores vilões de quem sofre com inchaços, pois o alto teor de sódio acaba dificultando a absorção de água, o que aumenta a retenção.


Logo, é fundamental evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, enlatados, embutidos, como também os fast foods, refrigerantes, temperos prontos e conservantes.


Algumas das principais mudanças e recomendações para você incluir na sua alimentação são:


  • Coma mais frutas, principalmente aquelas que são diuréticas, como: melancia, melão, limão, pêra, abacaxi e maçã.

  • Para temperar as comidas, prefira usar um sal com teor de sódio reduzido ou o substitua por ervas aromáticas.

  • Inclua mais alimentos naturais em seu plano alimentar, como leguminosas, oleaginosas, legumes e verduras.

  • Substitua o arroz branco pelo arroz integral.

  • Os alimentos probióticos, como iogurtes, também fazem muito bem para o organismo, regulando problemas digestivos e reduzindo inchaços.

  • Para ajudar a diminuir a retenção de líquidos, aposte também no consumo de água de coco e chás com propriedades diuréticas.


EVITE FICAR MUITO TEMPO NA MESMA POSIÇÃO


Durante o dia você passa muito tempo parado na mesma posição? Independente se você fica muito tempo em pé ou sentado, é importante que entenda que esse é um dos fatores que contribuem para o aumento da retenção de líquidos e aquela sensação desconfortável de pés, tornozelos e pernas inchados no final do dia.


O mais indicado é procurar (se for possível) se movimentar mais durante o seu período de trabalho, fazendo pausas para que o corpo não fique na mesma posição por um tempo tão prolongado, isso vai ajudar na circulação sanguínea das regiões.


Procure movimentar exatamente o que mais fica parado, por exemplo, lembre-se de fazer pequenas caminhadas, levante os braços, abra e feche as mãos e também faça movimentos circulares nos pés, para cima e para baixo, ao longo do dia. Mais uma dica valiosa: no fim do dia ou sempre que tiver um tempinho, deite com as pernas elevadas.


FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS COM FREQUÊNCIA


A prática frequente de exercícios também é uma medida extremamente necessária para ser adotada, principalmente quando falamos daqueles exercícios físicos que envolvem maior trabalho das pernas, afinal, os membros inferiores do corpo costumam ser os mais afetados pelos inchaços.


Faça atividades que promovam maior movimentação das pernas e leve embora o sedentarismo! Os exercícios aeróbicos são ótimas alternativas, como corridas, caminhadas, pedaladas na bike e pular corda.


Além de ajudar no combate a retenção de líquidos e inchaços no corpo, melhorando a circulação sanguínea, fazer exercícios físicos com uma boa regularidade (no mínimo 3 vezes na semana), também ajuda no emagrecimento e promove maior qualidade de vida e bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade.

APOSTE NA DRENAGEM LINFÁTICA


As mudanças na rotina e a adoção de hábitos mais saudáveis são essenciais para tratar e evitar os problemas com retenção de líquidos. Para ajudar a potencializar esses cuidados e obter resultados ainda mais rápidos e eficazes é recomendado apostar em tratamentos estéticos, como a drenagem linfática.


Essa técnica de massagens envolve movimentos manuais específicos com a finalidade principal de estimular o trabalho do sistema linfático, para que tenha mais agilidade e elimine o excesso de fluidos e toxinas do corpo. Proporciona assim, diversos benefícios para saúde e estética, como:


  • Combate inchaços e retenção de líquidos;

  • Ajuda na eliminação de toxinas do organismo;

  • Melhora o aspecto da celulite;

  • Reduz a gordura localizada;

  • Promove maior oxigenação dos tecidos e estimula sua regeneração;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Proporciona sensação de relaxamento e bem-estar.



E se você está precisando de uma Drenagem Linfática para combater a retenção de líquidos e os inchaços no corpo, venha para o Studio Luiza Mari! E aproveite, toda SEXTA-FEIRA tem promoção especial, faça o procedimento por apenas R$ 89,90 (promoção disponível por tempo limitado).


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