top of page

NÓS DE FADA: O QUE SÃO E COMO PREVENIR?

Você já ouviu falar em nós de fada nos cabelos? Sabe quais são as suas causas e como prevenir? Nós daqui do Studio Luiza Mari te contamos tudo!


Esses nozinhos formados podem passar muitas vezes quase sem serem notados, pois realmente são tão pequenininhos que se tornam basicamente imperceptíveis. Precisamos olhar bem de perto para encontrá-los ou então sentir uma “bolinha” através do toque nas madeixas.


Mesmo sendo considerados invisíveis, pode acreditar que os nós de fada são muito mais comuns do que imaginamos, podendo surgir em todos os tipos de cabelos, principalmente nas cacheadas e crespas.


Se você costuma sofrer ao pentear os cabelos com embaraços, nós e fios embolados, tanto usando a escova/pente, como também com as mãos, e parece que é impossível vencer esse problema, entenda que esse é um indicativo que pode ter presença dos nós de fada!


Quer saber mais? Confira a seguir suas causas e saiba como prevenir!



NÓS DE FADA


A triconodose, chamada popularmente de nós de fada, acontece quando os próprios fios se embolam neles mesmos ou quando se enroscam em outro fio próximo, formando assim pequenos nós que são considerados quase que imperceptíveis, devido ao seu tamanho minúsculo.


Essas formações costumam a aparecer com maior frequência nas pontas, mas também podem surgir no comprimento das madeixas. Os tipos de cabelo que mais sofrem com esse probleminha são os cacheados e os crespos, por conta da sua estrutura, com formato e curvatura espiral que contribui com o embaraçado, e também por terem uma tendência maior ao ressecamento e serem mais finos e frágeis.


Mas atenção, isso não significa que as donas das madeixas lisas e onduladas estão completamente livres da formação dos nós de fada, pois também pode acontecer nessas texturas de cabelo quando os fios estão mais danificados, com sua estrutura fragilizada e com sinais de ressecamento.


O principal fator que favorece esse embolo nos cabelos é o atrito gerado no dia a dia. Mas também podemos destacar a falta de uma rotina de cuidados, agressões externas como o uso excessivo das ferramentas de calor sem proteção térmica, e os hábitos ruins, como prender o cabelo molhado, por exemplo.


Os nós de fada são diferentes de outros tipos, por serem bem pequenos e muito apertados, assim se tornam mais difíceis de serem desfeitos. Mas caso consiga desfazer o nó com ajuda de uma agulha, é importante lembrar que aquela parte do fio vai ficar com um aspecto marcado e amassado, além de quebradiço, o que aumenta assim a possibilidade de quebra naquele ponto.


No geral, esse não é considerado um problema grave para as madeixas quando encontrado em pequenas quantidades, sendo até mesmo inofensivos. Mas se houver um aumento significativo pode se tornar mais preocupante, gerando mais fragilidade e favorecendo a presença de fios quebradiços.


COMO PREVENIR?


Para manter a saúde capilar em dia, o mais recomendado é estar sempre atenta aos cuidados com o seu cabelo e aos sinais que ele apresenta. Além disso, é extremamente necessário ter atitudes para prevenir a formação e o aumento dos nozinhos.


O Studio Luiza Mari preparou uma lista incrível com 10 dicas e hábitos fundamentais para te ajudar no dia a dia, e assim conseguir evitar os temidos nós de fada, confira:


  • Use fronha ou touca de cetim para dormir, o tecido é ideal para evitar o atrito dos cabelos, como também a formação de nós e o frizz durante a noite que é normalmente causada pelas fronhas de algodão.


  • Mantenha a hidratação em dia, faça o tratamento semanalmente usando sempre produtos específicos para o seu tipo de fio.


  • Aposte também na nutrição capilar, tanto com máscaras de tratamento, como também investindo na umectação noturna com o uso de óleos 100% naturais e vegetais.


  • Quando for desembaraçar os cabelos, procure fazer isso sempre que estiverem mais úmidos. Um momento ideal é na hora do banho, depois de aplicar o condicionador para auxiliar nesse processo.


  • Lembre-se de manter uma frequência regular de cortar as madeixas a cada 3 meses, mesmo que seja só as pontinhas, para remover o que está mais danificado e eliminar os nós que se formam.


  • Não lave os cabelos com água quente, pois ela contribui com o aumento do ressecamento, que consequentemente favorece a triconodose, assim prefira as temperaturas de água mais mornas ou frias.


  • Depois do banho utilize toalhas ou camisetas de algodão para enxugar os cabelos. Isso vai ajudar a causar menos atrito e ainda é uma ótima alternativa para ganhar maior definição dos cachos.


  • Pentear é fundamental, dessa maneira é importante que você não passe vários dias sem desembaraçar os fios, pois isso aumenta as chances de criar mais enroscos. Mas não se esqueça de evitar pentear quando estiverem secos!


  • Não durma com os cabelos soltos, prenda com um coque mais frouxo para evitar o atrito e deixar as madeixas mais alinhadas ao acordar e livre da formação de frizz e nós.


  • Evite o uso excessivo das ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, que acabam agredindo a estrutura do fio, e quando usar invista sempre em uma boa proteção térmica.


Gostou do conteúdo? Para mais dicas e informações sobre beleza, estética, saúde e nutrição, acesse os conteúdos exclusivos do nosso blog, clique aqui!


Venha cuidar dos seus cabelos aqui no Studio Luiza Mari, conheça nossos serviços e promoções imperdíveis em nossa loja online, clique aqui, ou entre em contato com a gente e consulte nossos profissionais:


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE MOEMA

Avenida Moaci, 550.

Moema - São Paulo - SP.

Telefones: (11) 3892.3575 - Fixo

(11) 94961.6101- Celular/WhatsApp

Comments


bottom of page