top of page

LOW POO, NO POO E CO-WASH: ENTENDA A DIFERENÇA

As técnicas de lavagem dos fios chamadas de low poo, no poo e co-wash tem se tornado cada vez mais conhecidas, ganhando maior número de seguidoras dessas alternativas que garantem cabelos saudáveis, macios e livre de ressecamento e frizz. Mas você sabe qual é a diferença entre essas técnicas?


É importante ter conhecimento dessas diferentes formas de lavar os cabelos, para assim poder aplicá-las no seu dia a dia e aproveitar dos benefícios que elas oferecem, lembrando que são válidas para todos os tipos de fios! E é claro que nós daqui do Studio Luiza Mari vamos te explicar tudo sobre low poo, no poo e co-wash. Bora conferir?



COMO SURGIU?


Essas formas de lavar as madeixas teve sua origem na Inglaterra, através de uma descoberta da cabeleireira Lorraine Massey, uma especialista em cacheadas e crespas, onde foi observado a dificuldade de tratar do ressecamento e frizz dos fios das suas clientes, como também do seu próprio cabelo, sendo essa uma questão contínua.


Assim, ao questionar e analisar as possíveis justificativas dessa situação, uma vez que os tratamentos capilares que eram feitos não eram suficientes para acabar com o problema, a cabeleireira Lorraine Massey descobriu que o causador era a utilização de shampoos que possuem sulfato em sua composição.


O sulfato é uma substância com alta capacidade de limpeza, sendo encontrado em produtos como o detergente. Logo, sua função é fazer uma higienização profunda e eliminar a gordura.

No caso da sua presença em shampoos, não é diferente. Ele age removendo a oleosidade e outros componentes que fazem parte da estrutura do fio, o que afeta diretamente na hidratação.


Para as madeixas cacheadas e crespas, que já são naturalmente mais secas devido a sua curvatura, o sulfato tem uma ação agressiva pois acaba retirando toda a oleosidade, o que agrava os quadros de ressecamento excessivo e aparecimento do frizz.


Mas o uso de shampoo com sulfato não causa problema apenas nas donas de cabelos cacheados e crespos não, viu? Quem possui madeixas lisas ou onduladas, que costuma ter maior produção de sebo, pode acontecer o efeito rebote! Assim, depois do sulfato retirar toda a oleosidade natural, o organismo sente que há necessidade de produzir mais óleo, como resultado: cabelo mais oleoso!


Portanto, a especialista que estudou a presença do sulfato nos produtos de cuidados capilares chegou na conclusão de que essa é realmente uma substância que pode comprometer a saúde dos fios.


A partir disso veio a ideia de se livrar desse componente e optar por outras escolhas menos agressivas, o que gerou consequência positivas.


Tudo isso foi compartilhado em um livro que hoje é uma base de conhecimento, que vem se atualizando e adaptando de acordo com as necessidades de cada um.


Confira a seguir como funciona as técnicas LOW POO, NO POO E CO-WASH!


LOW POO


Agora que você conheceu a história por trás dessas técnicas, vamos falar mais sobre elas, começando pelo low poo, que significa “menos shampoo”. Aqui é liberado usar shampoo, mas apenas aqueles que não possuem esses agentes fortes de limpeza, como é o caso do sulfato, parabenos, derivados do petróleo e silicones.


Dessa maneira, é possível fazer uma higienização dos fios e do couro cabeludo utilizando componentes que sejam mais suaves e leves, preservando a oleosidade natural e a fibra capilar, o que não vai ressecar os cabelos.


É comum que esses produtos liberados para o low poo remova impureza, mas produzindo menos espuma, uma vez que o sulfato é responsável por gerar esse efeito. Mas isso não quer dizer que a limpeza é reduzida, tá bom? Até porque a espuma não deve ser sinônimo de limpeza!


Lembrando que após o shampoo, é importante que os outros produtos, como condicionador, máscaras e creme de pentear, sejam também mais leves, devendo assim ser livres daqueles itens conhecidos, como óleos minerais, parafina, derivados de petróleo e silicone. Esses itens acabam se acumulando e só podem ser removidos completamente com o uso de shampoos convencionais.


NO POO


A técnica denominada no poo quer dizer “sem shampoo”, ou seja, não há uso de nenhum tipo de shampoo, como também não é permitida a utilização de produtos com silicones insolúveis em água, e outros componentes, como parafina, óleos minerais e petrolatos.


Para fazer a limpeza é necessário optar por alternativas mais naturais e até mesmo caseiras, podendo ser a base de plantas, ou então, pode contar com o uso de produtos comercializados como higienizadores capilares, condicionador ou bálsamo limpante.


Essas são formas de lavar o cabelo sem produzir espuma, pois não há presença de sulfato e químicas pesadas, sendo assim também são opções para manter a camada de proteção natural dos fios.


CO-WASH


Por fim, chegamos no co-wash, que é uma técnica de lavagem condicionante dos cabelos, onde você utiliza apenas um condicionador próprio para higienizar o cabelo. Mas é essencial que o produto escolhido seja livre de itens como petrolatos, silicones insolúveis, sulfato, óleos minerais e parafina.


Sendo assim, o condicionador irá fazer uma limpeza das suas madeixas com ativos mais suaves, preservando a oleosidade natural e a hidratação, ou seja, sem agredir a fibra capilar.


Vale lembrar que para adotar alguma dessas técnicas em sua rotina de cuidados capilares é necessário avaliar primeiramente como está a saúde dos seus fios no momento, pois cada cabelo tem suas características e necessidades. Após fazer uma análise e se possível, ter uma indicação profissional, você irá conseguir fazer uma escolha assertiva que produza benefícios.



E venha cuidar dos seus cabelos aqui no Studio Luiza Mari, conheça nossos serviços e promoções imperdíveis em nossa loja online, clique aqui, ou entre em contato com a gente e consulte nossos profissionais:


UNIDADE PARAÍSO Rua Coronel Oscar Porto, 281. Paraíso - São Paulo, SP. Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo (11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp UNIDADE VILA MARIANA Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675. Vila Mariana - São Paulo, SP. Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo (11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp UNIDADE MOEMA Avenida Moaci, 550. Moema - São Paulo - SP. Telefones: (11) 3892.3575 - Fixo (11) 94961.6101- Celular/WhatsApp

235 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page