Você sabe o que são varizes e vasinhos? Esses problemas tão comuns que surgem em homens e mulheres e são considerados uma doença venosa – causadas por problemas no sistema circulatório em nosso corpo. Os vasinhos e varizes são veias dilatadas, causadas por má circulação sanguínea e que trazem grandes desconfortos.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE VASINHOS E VARIZES?
As doenças venosas podem ser classificadas em diversos tipos. A primeira delas são os vasinhos (pequenos vasos sanguíneos). Também chamado de “microvarizes”, esses são mais fininhos e bem superficiais, comuns nas cores avermelhadas, arroxeadas ou azuladas. Elas não doem e podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Em segundo lugar nas classificações de doenças venosas, estão as varizes. Essas, completamente visíveis, apresentam dilatação maior, são mais grossas que os vasinhos, e costumam ser azuladas ou esverdeadas. São mais graves, necessitam de mais atenção e podem causar, em casos evoluídos, problemas mais graves, como trombose.
PRINCIPAIS CAUSAS
Há diversos fatores que podem desencadear esses problemas por conta de má circulação, sendo o mais comum:
• Sedentarismo;
• Históricos na família (hereditariedade);
• Aumento de hormônios (como em gestações);
• Ficar muito tempo em pé ou sentado;
• Sobrepeso.
PREVENÇÃO E CUIDADOS
Apesar de não ter um método certeiro para evitar esses problemas, há algumas dicas rotineiras que ajudam na prevenção do aparecimento ou no tratamento contra os pequenos vasos e varizes. Veja:
• Evite manter-se na mesma posição ou em pé por longos períodos;
• Em caso de viagens longas, use meias elásticas medicinais (meias de compressão);
• Exercícios físicos como yoga ou pilates, por exemplo, ajudam na melhoria da circulação sanguínea.
Você também pode apostar em massagens corporais como forma de prevenção e ajuda, uma vez que elas ativam a circulação sanguínea de todo nosso corpo.
Não há estudos que comprovem uma técnica massageadora que seja usada como tratamento de varizes, mas há pessoas que encontram nas massagens a solução para o cansaço e inchaço nas pernas causados pelo dia a dia, que podem acarretar nas doenças venosas.
Mas lembre-se: as massagens servem como método de prevenção contra vasinhos e varizes, não como tratamento!
Alimentos ricos em vitaminas como frutas, verduras, legumes e cereais integrais também auxiliam na prevenção, principalmente carnes brancas, peixes e ovos.
Caso você já possua vasinhos e varizes, descanse seus pés sempre que possível, de forma que fiquem acima de seu coração, para que ajude na circulação.
IMPORTANTE!
Se você já possui vasinhos ou varizes, esteja sempre acompanhando-os. Atente-se aos sintomas que pode ir de cansaço à inchaços. Em caso de dores, procure sempre um médico especialista para garantir que o problema não se agrave!
Se você possui vasinhos e está em busca de tratamento, conte com o Studio Luiza Mari! Nós temos um time de biomédicos especializados na secagem de vasinhos te esperando para uma avaliação gratuita! E se você não tem e está em busca de prevenção, também poderá contar com nosso time especializado em massagens!
Entre em contato aqui e agende a sua avaliação gratuita!
Gostou da informação? Deixe sua opinião do conteúdo aqui nos comentários!
Comments