top of page

TUDO BEM NÃO DAR CONTA DE TUDO

Atualizado: 28 de out. de 2019

Será mesmo que nós, mulheres, temos que dar conta de tudo sempre?


Houve uma época em que nosso trabalho era cuidar da casa e dos filhos. Depois, começamos a mudar um pouco este conceito e as mulheres conquistaram o tão suado direito de trabalharem fora e terem independência financeira, uma carreira própria e tudo o que vem agregado nessa decisão.


Esse movimento é extremamente importante para nós, mas também mudou muito o nosso estilo de vida. A mulher moderna agora enfrenta a famosa dupla jornada feminina: a do mundo dos negócios e outra dos trabalhos domésticos. Além disso, a sociedade ainda cobra um corpo perfeito, roupa sempre na moda, maquiagem impecável todos os dias, pele de bebê, entre outros padrões que nem sabemos ao certo de onde vieram ou quando começaram. E assim, tentamos nos transformar em mulheres que trabalham muito, mulheres atarefadas e que dão conta de tudo.


E nisso, vamos nos perdendo de nós mesmas. Hoje em dia, olhamos cada vez mais para fora e quase nunca para dentro. Nos preocupamos tanto com qualidade de vida, mas deixamos o autocuidado para depois. Tentamos conciliar o mercado de trabalho com os afazeres domésticos e estamos sempre cansadas. Esse comportamento, que vem se mostrando cada vez mais comum no dia a dia das mulheres e muitas vezes a gente nem se dá conta. Tudo isso causa sempre uma sensação de que nada está finalizado, uma ansiedade muito grande e também muito estresse. 


Por isso, é muito importante reservarmos um tempo para nós mesmas. Além disso, precisamos ter consciência de que não é possível darmos conta de tudo sempre. E está tudo bem! Tudo bem abrirmos mão de algumas coisas para focarmos naquilo que é mais importante. 


Não tem problema nenhum em olharmos para dentro de nós mesmas para entendermos aquilo que nos é prioridade e aquilo que pode ser delegado para outras pessoas ou até para aquilo que não precisa ser feito agora. Não adianta a gente querer abraçar e mudar o mundo todo em um dia. Não tem como e - de novo - está tudo bem. 


Autocuidado não é só ir ao salão de beleza ou fazer uma máscara facial quando sobra tempo. Mesmo que a gente ame fazer essas duas coisas, né?! Autocuidado também é isso: você prestar atenção em você mesma, nas suas vontades e necessidades e saber abrir mão do que for preciso sem se sentir culpada.


Ser uma super-mulher também tem a ver com estar bem e feliz. Só depois disso podemos enfrentar a jornada de trabalho (seja fora de casa, como dona de casa ou nos dois). Empreender também é cuidar da sua própria vida como protagonista, sempre!


E você? Tem cuidado de si mesma? Conta pra gente!

483 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page