top of page

TIPOS DE MELASMA: SAIBA QUAIS SÃO E COMO TRATAR

O melasma está relacionado com o surgimento de manchas com coloração amarronzada na pele, especialmente na região facial, como na área das bochechas, testa ou buço. Essa condição atinge uma parcela considerável da população, sendo um problema ainda mais comum para as mulheres, representando mais de 90% dos casos.


Você também tem melasma e sofre com essa situação do aparecimento de manchas? Sabia que existem diferentes tipos de melasma? Hoje o Studio Luiza Mari chega aqui para te trazer mais informação sobre o melasma, os seus tipos, além de dicas para tratar dessa condição da pele! Quer saber mais? Confira a seguir!


TIPOS DE MELASMA: SAIBA QUAIS SÃO E COMO TRATAR

TIPOS DE MELASMA

 

As manchas escurecidas na pele, conhecidas como melasma, é algo que muitas pessoas lidam constantemente, o que pode gerar certo incômodo e desconforto pela aparência presente na face, além de poder surgir em outras regiões como colo e pescoço. Dentre as causas mais comum que levam ao aparecimento dessas manchas e condição crônica, podemos exemplificar como:


  • Exposição ao sol e ação da luz visível;

  • Alterações hormonais;

  • Predisposição genética;

  • Gravidez;

  • Uso de medicamentos específicos.

 

E quanto aos tipos de melasma, é importante que saiba que existem três, são eles: melasma epidérmico, melasma dérmico e o melasma misto. Cada um desses tem características diferenciadas, o que traz a complexidade de entendimento desse assunto e do conhecimento de qual é o seu tipo de melasma, pois os aspectos de cada um desses também são bastante relevantes quando pensamos no tratamento para essas machas.


A seguir, conheça os tipos de melasma e suas características:

 

  • MELASMA EPIDÉRMICO


Os nomes dos tipos de melasma explicam o que eles representam, nesse caso, o melasma epidérmico se trata das manchas encontradas na epiderme, sendo assim, o depósito de melanina se concentra na camada mais superficial da pele. Esse tipo é conhecido como o mais fácil de ser tratado, dessa forma, o tratamento costuma ter resultados mais rápidos.

 

  • MELASMA DÉRMICO


Já o melasma dérmico, como você já deve imaginar, é aquele localizado na derme, que é uma camada intermediária, estando entre a epiderme e a hipoderme. O tipo de melasma dérmico tem o depósito de pigmento em uma região mais profunda, o que indica também a necessidade de um tratamento mais intenso.

 

  • MELASMA MISTO


Por fim, o último tipo de melasma, que é o misto, portanto, é aquele que atinge as duas camadas apresentadas acima, a epiderme e a derme. Esse tipo de melasma misto é o mais comum de todos, o que corresponde a muitos casos de pessoas que lidam com essa condição crônica. Por atingir uma camada mais profunda também, necessita de um tratamento mais potente.

 

COMO TRATAR?


Você já consultou um especialista para saber qual é o seu tipo de melasma? Esse conhecimento é extremamente importante para conhecer mais da sua pele e as características dessas manchas, sendo assim, também é um meio de entender quais são as melhores formas de tratamento para eliminá-las, além de poder apostar em alternativas para prevenir o seu aparecimento e sempre manter o uso do protetor solar, independente da estação do ano.


Dentre as maneiras de tratamento mais recomendada, pode-se destacar os procedimentos estéticos, que garantem resultados mais rápidos, atuando até mesmo nas camadas mais profundas. Um exemplo é o peeling químico, ideal para clarear manchas e hiperpigmentações na pele, como o próprio melasma, além de promover uma cútis mais lisa, firme e uniforme.



Vale lembrar que os procedimentos estéticos são altamente indicados pela sua eficácia e a capacidade de alcançar e tratar de camadas mais profundas, o que não ocorre por exemplo em determinados meios de tratamento tópicos com dermocosméticos, que agem mais superficialmente, assim são recomendados apenas para casos mais leves.

 

CUIDE DA SUA PELE NO STUDIO LUIZA MARI!


Se você deseja tratar da sua pele e clarear as manchas causadas pelo melasma, conte com a equipe de especialistas do Studio Luiza Mari! Aqui nós cuidamos da sua pele com toda a segurança e modernidade dos procedimentos, como o peeling químico, dentre outros serviços disponíveis, clique aqui e saiba mais!



E aproveite também para marcar o seu horário aqui no Studio Luiza Mari, fale com a gente pelo WhatsApp - (11) 98542.8252 e agende o seu momento de autocuidado.


*Verifique a disponibilidade de serviços em cada unidade.

Comments


bottom of page