TINTURA OU TONALIZANTE? DESCUBRA QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ!

Se você está pensando em dar um up no visual e apostar em uma mudança na cor dos cabelos provavelmente já entrou naquele famoso dilema “tintura ou tonalizante, qual opção devo escolher?”. A verdade é que não existe melhor ou pior, mas ambas as alternativas possuem diferentes indicações.


Essas divergências causam frequentemente bastante dúvida, pois muitas pessoas desconhecem suas principais características e assim acabam fazendo escolhas erradas. Para definir sua tintura ou tonalizante ideal é necessário levar em conta o tipo de mudança que você deseja, como também é essencial avaliar a saúde capilar.


Esses fatores são importantes para te auxiliar a decidir qual é a melhor opção, pois apesar de terem o mesmo objetivo que é a mudança na cor dos cabelos, a química da tintura é mais forte devido a presença de amônia em sua composição, o que resulta em resultados diferentes em comparação ao tonalizante. Descubra a seguir qual é a melhor opção para você!



TINTURA


A presença da amônia é a principal diferença entre a tintura e o tonalizante. Esse produto químico age de maneira intensa em toda a estrutura dos fios, sendo responsável por abrir as cutículas para poder fazer a mudança na coloração dos cabelos. Assim a cor natural das suas madeixas é removida e substituída pelo novo tom escolhido.


Esse procedimento é considerado permanente, com isso é garantida a fixação do pigmento dentro da fibra capilar, como também sua maior durabilidade, não saindo durante a lavagem. A tintura é recomendada para quem deseja uma mudança mais radical no visual, tanto para escurecer como para clarear, ou para a cobertura total de fios brancos.


Para quem deseja clarear as madeixas, é importante lembrar que a coloração alcança aproximadamente entre dois ou três tons abaixo da sua cor natural, o que depende da tonalidade e outras características específicas de cada fio. Sendo assim, para chegar em um loiro mais claro é necessário usar o descolorante.


Se você já tem feito outros procedimentos capilares, como o alisamento e relaxamento, normalmente a tintura não é recomendada, pois a incompatibilidade e o excesso dos processos químicos podem deixar os fios mais fragilizados ou danificados. Assim, antes de fazer qualquer mudança nos cabelos, é fundamental consultar um profissional especializado que deve avaliar a saúde capilar.


TONALIZANTE


O tonalizante não possui amônia, com isso ele é considerado uma opção semipermanente para colorir os fios, ou seja, com o passar do tempo a cor vai desbotar de acordo com a frequência de lavagens do cabelo.


A tonalização é ideal para quem deseja uma mudança mais leve e suave, e também para quem tem poucos fios brancos ou então está começando a ter. Com isso, ela vai proporcionar uma nova tonalidade, mas com um aspecto mais próximo ao natural.


A fixação do pigmento ocorre apenas nas cutículas, dessa maneira o produto não atinge a parte interna da fibra capilar, tornando-se a melhor alternativa para as pessoas que fazem alisamentos ou outros tipos de químicas, pois o tonalizante agride menos a estrutura dos fios.


Esse procedimento tem suas vantagens garantidas, como a uniformização e realce da cor, também não provoca o ressecamento e promove um banho de brilho para as suas madeixas.


TINTURA X TONALIZANTE: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA SEUS CABELOS?


Agora que você conheceu as principais diferenças entre a tintura e o tonalizante, como também suas indicações, fica mais fácil definir qual é a melhor alternativa para colorir seus cabelos.


Como falamos no início desse conteúdo, não há opção melhor ou pior! É necessário realmente avaliar diferentes questões para te ajudar a fazer uma escolha assertiva, compatível e segura para seus fios. Dentre essas questões, podemos destacar alguns pontos fundamentais que você deve pensar, como:


  • Mudança radical ou suave?

  • Você prefere algo permanente ou semipermanente?

  • Tem muitos ou poucos fios brancos?

  • Como está a saúde dos seus cabelos?

  • Você tem o costume de fazer outros procedimentos químicos?


Respondendo essas perguntinhas básicas, você já consegue ter uma ideia de qual é a melhor opção. Mas vale lembrar que é fundamental procurar um profissional para fazer uma avaliação mais especializada, para enfim fazer sua coloração ou tonalização.


Outro fator essencial para contribuir com um cabelo mais saudável e bonito é manutenção da rotina de cuidados que deve acontecer antes e depois de colorir os fios, independente do tipo de procedimento. Aposte em um bom cronograma capilar para te auxiliar com todos os tratamentos necessários!


Gostou do conteúdo? Compartilha com as amigas e siga nosso Instagram @studioluizamari confira nossos conteúdos por lá também!


Se você está pensando em renovar o visual, conte com o trabalho dos nossos profissionais especializados para escolher a coloração/tonalização ideal para você, como também o tom que mais combina com seu estilo e características pessoais. Escolha sua unidade de preferência e venha cuidar dos seus cabelos no Studio Luiza Mari!


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP. ​

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp