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SAÚDE EM CORES: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A SUA COR!

Diariamente incluímos em nossa alimentação uma grande variedade de opções de alimentos de diferentes cores, muitas vezes sem mesmo conhecer seus benefícios e resultados positivos para o organismo, que podem ser muitos, viu?


Afinal, como dizem por aí, quanto mais colorido estiver o prato, mais nutritivo e saudável ele é. Realmente podemos afirmar que essa é uma verdade, pois as cores dos alimentos não somente os diferenciam, tornando-os mais bonitos e agradáveis ao nosso paladar, mas através delas também é possível entender a composição nutricional de tudo que está ingerindo no dia a dia.


Sendo assim, é ideal e recomendado ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes que fortalecem e desempenham funções importantes no organismo, ajudando até mesmo a prevenir e combater doenças. Dentre esses, pode-se destacar uma alimentação mais natural, com bastante verduras, legumes, frutas, grãos e leguminosas.


Bom, e agora nós daqui do Studio Luiza Mari vamos te ajudar a fazer uma combinação perfeita para você diversificar seu cardápio com conhecimento dos alimentos em suas diferentes cores, como também a maneira que esses irá influenciar sua saúde! Assim, você irá conseguir manter uma dieta ainda mais completa e na medida certa, confira a seguir!



VERMELHO


Os alimentos com coloração vermelha possuem o chamado licopeno, que é um pigmento bastante conhecido que confere os tons avermelhados, desde os mais claros, até os mais escuros. Conta com incrível ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo capaz de proteger o organismo, ajudar no combate aos radicais livres e evitar o envelhecimento acelerado.


Mais um dos seus benefícios é que podem até mesmo fortalecer o corpo e diminuir os riscos de desenvolver doenças, como o câncer. Esses alimentos vermelhos são altamente nutritivos, tendo em sua composição diferentes vitaminas que auxiliam no funcionamento do organismo.



Alguns exemplos que podemos destacar são:


  • Tomate

  • Molho de tomate

  • Pimentão vermelho

  • Pimenta vermelha

  • Morango

  • Maçã vermelha

  • Goiaba vermelha

  • Cereja

  • Melancia

  • Framboesa


VERDE


As opções de alimentos verdes é bem grande e provavelmente você já deve estar pensando em um prato de salada, bem refrescante e saudável, afinal, uma boa salada é sempre recomendada para quem deseja manter uma dieta mais equilibrada. E esses alimentos ganham essa coloração devido ao pigmento antioxidante da clorofila.


Aqui, destaca-se principalmente os vegetais e as folhas verdes que normalmente fazem parte do dia a dia. São várias alternativas ótimas para melhorar o funcionamento do organismo e seus sistemas, evitando doenças e atuando também na saúde da pele e dos cabelos. E sabe aquele famoso suco verde? Então ele é perfeito para fazer um verdadeira limpeza e desintoxicação em seu corpo.


Outra vantagem desses verdinhos é que são ricos em fibras, o que é ótimo para tratar e prevenir problemas intestinais, como a prisão de ventre.



A seguir, mais exemplos de alimentos para você adicionar na sua alimentação desde já!


  • Alface

  • Rúcula

  • Couve

  • Espinafre

  • Pepino

  • Brócolis

  • Ervilha

  • Lentilha

  • Abacate

  • Limão


LARANJA E AMARELO


Mais algumas cores de alimentos que você pode e deve incluir na variedade do seu cardápio são o laranja e o amarelo, que possuem o betacaroteno. Esse é um pigmento mais popular e bastante conhecido, pois o consumo de alimentos com essas tonalidades é indicado para favorecer o bronzeamento saudável da pele.


Outro fator positivo é que aqui são incluídos alimentos ricos em antioxidantes e vitamina C, essencial para combater os radicais livres, fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. Também conta com a presença de vitamina A, que é um aliado excelente da pele, dos cabelos, das unhas e da saúde dos olhos.



A seguir, alguns exemplos de alimentos amarelados e alaranjados:


  • Cenoura

  • Milho

  • Abóbora

  • Batata-doce

  • Pimentão amarelo

  • Abacaxi

  • Manga

  • Laranja

  • Pêssego

  • Caqui


BRANCO


Quando pensamos em um prato bem colorido e diversificado, é comum que a coloração branca não esteja na lista de prioridades e seja um pouco deixada de lado. Mas a verdade é que esses alimentos também são ótimos aliados para o bem da sua saúde, sendo fontes importantes de elementos essenciais, como o potássio e o cálcio.


Dentre alguns dos seus benefícios, temos o fortalecimento do sistema imunológico, como também atua no sistema nervoso e muscular, além de serem fundamentais para os ossos.



Saiba quais são alguns exemplos de alimentos brancos fáceis de incluir no seu prato!


  • Arroz

  • Feijão branco

  • Cebola

  • Alho

  • Leite e derivados

  • Nabo

  • Palmito

  • Couve-flor

  • Cogumelo

  • Banana


MARROM


Agora vamos falar sobre os alimentos na tonalidade marrom, tanto em colorações mais escuras, como as mais clarinhas, próximas da cor bege. Nessa cor, pode-se perceber que se concentra muitas alternativas bastante nutritivas, sendo fontes de vitaminas e minerais.


Um dos destaques principais que faz parte desse grupo marrom é a presença da fibra, especialmente nas opções de alimentos integrais, que contribuem com o bom funcionamento do intestino e trazem a sensação de saciedade logo após seu consumo, o que é ideal para quem busca dietas balanceadas.


Além disso, os alimentos dessa tonalidade também contam com ação antioxidante e ajudam no fortalecimento do organismo.



E todos esses benefícios podem ser encontrado tanto nos integrais, como em diversas leguminosas, como nos exemplos a seguir:


  • Arroz integral

  • Feijão carioca

  • Grão-de-bico

  • Lentilha

  • Soja

  • Aveia

  • Trigo

  • Castanhas

  • Nozes

  • Amendoim


ROXO E PRETO


Por fim, temos os alimentos que possuem um composto fitoquímico que lhes conferem colorações bem fortes e escuras, como o roxo, o preto e em alguns casos, até mesmo uma tonalidade mais azulada. Nesse grupo, um ponto favorável é a presença das antocianinas, que é um pigmento que está relacionado com a vitamina B1.


Alguns dos benefícios ligados a esses alimentos são as capacidades de evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e o câncer, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema nervoso. Também conta com ação antioxidante para prevenir o envelhecimento acelerado.



Confira abaixo mais uma lista com alimentos indicados para você apostar em sua alimentação!


  • Feijão preto

  • Berinjela

  • Repolho roxo

  • Beterraba

  • Figo

  • Açaí

  • Uva roxa

  • Jabuticaba

  • Mirtilo

  • Ameixa


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