PSICOLOGIA DAS CORES: DICAS PARA CRIAR A PALETA DE CORES DO CASAMENTO

Definir a paleta de cores é um passo essencial para o planejamento e organização do casamento. Essa seleção de cores deve te conduzir em diversos detalhes importantes, como na decoração do ambiente e das mesas, na escolha do convite de casamento, buquê da noiva, vestidos das madrinhas, e assim vai...


Mas montar a paleta de cores não é uma tarefa tão simples. Por isso, o Studio Luiza Mari preparou uma matéria com várias dicas e inspirações que vão te auxiliar na hora de escolher a paleta de cores.


Quer saber como escolher sua paleta para o casamento e entender sobre a psicologia das cores? Conversamos com a psicóloga Maiara Melo, que vai te ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Confira!


Reprodução: Pinterest


Para montar uma paleta, você precisa pensar na combinação das cores e qual clima você pretende criar para o dia do casamento. Segundo a psicóloga, “as cores atuam de forma significativa em nossas percepções, isso porque a forma a qual enxergamos as cores, está ligada diretamente ao funcionamento do nosso cérebro e a forma a qual ele identifica essas cores e traduz essa identificação através de sensações”.


Sendo assim, as cores tem grande influência para nos transmitir uma mensagem e diferentes sensações. Ao pensar na paleta, é preciso criar uma harmonia entre as cores, para trazer um ambiente agradável para os noivos e convidados.


Com as cores definidas, você cria uma identidade visual para o casamento. Uma grande dúvida que sempre surge é “quais são as cores mais indicadas ou o que é tendência?”


A psicóloga Maiara Melo tem a melhor resposta: “Como psicóloga, vou te responder essa pergunta, com uma outra pergunta: O que os noivos querem transmitir? Não acredito que há cores certas ou erradas, ou mais ou menos recomendadas, mas acredito que o principal é que esse dia deve ser o mais especial possível para o casal".


Reprodução: Pinterest


Alguns pontos importantes que você deve pensar na hora de criar sua paleta de cores são:


  • Suas cores favoritas e a personalidade do casal em cada detalhe.

No grande dia, é importante a cerimônia estar de acordo com o gosto dos noivos, “então ao pensar na decoração de um ambiente é interessante falar ao profissional que irá ser responsável pela decoração, quais são as suas cores favoritas, o que você espera que o ambiente transmita”, diz a psicóloga.


  • Estilo e local da cerimônia e da festa;


Quando você definir o seu estilo e local do casamento, fica mais fácil visualizar quais cores fazem uma combinação melhor e entram em harmonia com o ambiente e a mensagem que você gostaria de transmitir. “Nosso cérebro gosta de conforto, então falando como psicóloga, eu aconselho que seja pesquisada a harmonização das cores”.


  • Horário do casamento;


Esse também é um ponto essencial para te ajudar na escolha da paleta de cores. Dependendo do horário pode te influenciar não somente na escolha das cores, mas também nos tons e contrastes entre elas.

De acordo com a psicóloga Maiara Melo, os “tons mais claros tendem a nos transmitir uma sensação de calma a suavidade, enquanto os tons mais escuros tendem a nos transmitir uma sensação de intensidade, calor”.


  • Em qual estação do ano vai ser o casamento.


A psicóloga tem uma ótima dica: “Um casamento no outono/inverno, pode ter como aliado, cores quentes, que remetem a calor e deixa tudo mais aconchegante, e que contrastam então com o clima do outono/inverno que nos remete ao frio, aquele céu naturalmente cinza. Já na estação da primavera/verão, o sol e o calor já roubam todo protagonismo da intensidade, então aposta em tons mais claros, que trazem a sensação de suavidade e tranquilidade para contrastar com a intensidade natural da estação”.


Confira a seguir o que cada cor transmite:



O Studio Luiza Mari separou algumas ideias para você se inspirar e já começar a pensar na criação da paleta de cores para o seu casamento. E a psicóloga Maiara Melo deixou uma orientação importante, que certamente pode te ajudar nessa escolha:


“Eu recomendaria que inicialmente a pessoa fizesse um rascunho de quais percepções ela deseja que sejam explicitadas na cerimônia. Para um clima mais dinâmico e estimulante, eu recomendo uma paleta de cores de tons quentes. Para um clima mais intimista, por exemplo casamento em conceito aberto, com contato com a natureza, durante o dia ou ao entardecer, eu recomendo uma paleta de cores suaves e calmantes.”


COLORIDO


Reprodução: Pinterest


TONS PASTÉIS


Reprodução: Pinterest


AZUL


Reprodução: Pinterest


TONS TERROSOS


Reprodução: Pinterest


ROSA


Reprodução: Pinterest


Gostou do conteúdo? Compartilha com as amigas! Nós daqui do Studio Luiza Mari gostaríamos de fazer parte desse grande dia e te proporcionar o melhor DIA DA NOIVA! Clique aqui para saber mais, conheça nossos pacotes e serviços. E se preferir, pode personalizar o pacote de acordo com sua necessidade e vontade <3