POROS DILATADOS: CAUSAS E TRATAMENTOS

Os poros são pequenas aberturas na pele por onde saem os pelos e secreções produzidas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas, como o suor e o sebo. O rosto é a parte do corpo em que estão em maior presença, chegando em torno de 300 mil.


Quando ficam em maior evidência, tirando a uniformidade da face, chamamos de poros dilatados ou abertos. Esse é um problema mais frequente em pessoas que tem pele oleosa ou mista, mas não é exclusivo para esses tipos de pele.


Os poros dilatados causam certo incômodo por se tornarem mais aparentes, e se você é uma dessas pessoas que sofre tentando disfarçá-los, confira a seguir as principais causas e os tratamentos para se livrar dos poros dilatados e conquistar uma pele uniforme e saudável.


Reprodução: Pinterest


CAUSAS


Os poros estão concentrados principalmente na zona T do rosto, incluindo testa, nariz e queixo, que é a região onde fica centralizada a maior parte de produção de sebo.


Destacamos dois fatores mais comuns que contribuem com a dilatação dos poros, o primeiro é o excesso de oleosidade e suor na pele. Isso faz com que os poros fiquem em evidência, especialmente nos dias mais quentes, quando o nosso corpo transpira mais e aumenta a produção de sebo na pele.


Em segundo lugar, são as células mortas e impurezas que se acumulam na região, como a poluição e também os resíduos de maquiagens e protetor solar podem deixar os poros abertos. Esses dois fatores favorecem o aparecimento de cravos e espinhas.


Algumas outras causas são:


  • Falta de uma rotina cuidados e limpeza do rosto;

  • Envelhecimento e flacidez;

  • Predisposição genética;

  • Uso de produtos inadequados para seu tipo de pele.


TRATAMENTOS


1. Para tratar os poros dilatados, trazendo de volta a uniformidade, o primeiro passo é a higienização correta. Essa é uma etapa muito importante que deve estar presente na sua rotina diária de skincare, através da limpeza a pele consegue “respirar” melhor.


Use sabonetes e tônicos específicos para seu tipo de pele, assim é possível equilibrar o PH e desobstruir os poros. Mas lembre-se, é recomendado lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, para evitar o efeito rebote e o aumento da oleosidade.


2. As esfoliações também ajudam a remover células mortas e impurezas. A frequência pode variar, entre uma ou duas vezes na semana, dependendo do seu tipo de pele.


3. Mais uma forma de tratar a dilatação dos poros é mantendo o rosto hidratado. Muitas pessoas com pele oleosa ou mista acabam fugindo dessa etapa com medo de aumentar a oleosidade, mas na realidade a falta de hidratação contribui com o ressecamento e mais uma vez com o efeito rebote e maior produção de sebo.


4. Para controlar os poros dilatados e cuidar da sua pele, evitando também o envelhecimento precoce, não esqueça de sempre incluir o protetor solar na sua rotina de skincare.


5. Ter uma alimentação equilibrada está totalmente relacionada com a saúde e aparência da cútis, assim é importante evitar o excesso de alimentos gordurosos e industrializados. Para manter a pele hidratada, o consumo diário de dois litros de água é essencial.


6. Use sempre produtos de skincare e maquiagens que sejam adequados para o seu tipo de pele.


7. Para conseguir um resultado mais rápido e eficaz recomendamos a limpeza de pele profunda. O procedimento deve ser feito por um profissional especializado e é indicado para todos, além de tratar a questão dos poros dilatados, possui diversos benefícios, como:


  • Higienização profunda;

  • A pele fica mais hidratada, uniforme e saudável;

  • Reduz e controla a oleosidade;

  • Remove cravos, células mortas e acúmulo de impurezas da pele;

  • Evita a formação e inflamação da acne;

  • Estimula a renovação celular;

  • Equilibra o PH da epiderme;

  • Através da limpeza, a pele consegue "respirar" melhor;

  • Previne a pele do envelhecimento precoce.


Você tem poros dilatados e está procurando o melhor tratamento? Fale com a gente! A limpeza de pele profunda deve ser feita regularmente, mas sua frequência varia de acordo com a necessidade e seu tipo de pele, consulte nossos profissionais e tire suas dúvidas!


Confira alguns resultados de limpeza de pele feitas aqui no Studio Luiza Mari e clique aqui para agendar seu horário!


Limpeza de Pele Profunda no Studio Luiza Mari