Com a correria e cansaço gerado pela rotina, muitas vezes só conseguimos tempo para lavar nossos cabelos à noite, antes de dormir.
Você provavelmente já deve ter escutado por aí que isso não pode ser feito, pois faz mal aos fios e traz malefícios a sua saúde e a saúde de seu couro cabeludo. Mas será que isso é verdade? Quais são os verdadeiros problemas causados ao nosso corpo quando dormimos com os cabelos molhados?
O Studio Luiza Mari separou essas informações em um só lugar para sanar suas dúvidas. Confira!
Antes de separar as informações por tópicos, vamos sanar a grande dúvida: faz mal dormir com o cabelo molhado? A resposta é sim!
Dormir com os cabelos molhados pode ser um grande problema pois envolve e desenvolve diversos outros problemas para a saúde dos fios, como os que citaremos abaixo. Acompanhe:
ALTERAÇÕES NO PH DA REGIÃO
Ao dormir com os cabelos molhados, o ambiente úmido acaba alterando o Ph do couro cabeludo. Isso, além de fazer mal para a saúde, pode causar complicações futuras à saúde do couro cabeludo, como dermatites seborréicas.
PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS E BACTÉRIAS
Com um ambiente úmido, o couro cabeludo se torna um local ideal para a proliferação de fungos e bactérias. Isso pode fazer com que o couro cabeludo fique frágil e propício para o surgimento de machucados e feridas graves.
SURGIMENTO OU PIORA DE CASPAS
Com a alteração do Ph e a proliferação de fungos, o couro cabeludo fica ainda mais fácil de desenvolver uma descamação na derme. Isso cria caspas na região, ou piora casos de quem já sofre com isso.
FIOS FRAGILIZADOS E COM AUMENTO DE QUEBRA
Com todos esses problemas causados no couro cabeludo que citamos acima, os fios do cabelo podem ficar mais fragilizados, aumentando a chance de quebra. Além disso, dormir com os cabelos molhados pode gerar atrito dos fios com o travesseiro, causando quebras.
RISCOS DE CRISES ALÉRGICAS
Quem tem problemas de alergias como rinite e sinusite também deve evitar dormir com os cabelos molhados pois isso pode ser o pontapé inicial para o início de uma crise, ou a piora dela. Isso ocorre pois o cabelo molhado acaba passando a sua umidade para as roupas de cama, aumentando a proliferação de ácaros e fungos e piorando as crises alérgicas.
ENTÃO... O QUE FAZER?
Se você é do tipo de pessoa que só tem tempo de lavar o cabelo antes de dormir, a solução é secar o cabelo com secador, jamais com chapinha!
Antes de secar os fios, use um protetor térmico para que não haja danos em seus cabelos, e evite também usar a função mais quente de seu secador. Opte sempre por um jato morno, e seque bem a região da raiz e couro cabeludo, pois as vezes pode passar batido e continuar úmido, podendo gerar os mesmos problemas citados acima.
Agora que você já sabe o porquê de não dormir com os cabelos molhados, compartilhe o conteúdo com os amigos para que todos estejam cientes dos problemas que esse hábito pode causar!
E se você está em busca de um profissional para cuidar e tratar seus fios, fale com o Studio Luiza Mari clicando aqui!
Comentarios