top of page

PELO ENCRAVADO: CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS E SAIBA COMO PREVENIR

Atualizado: 18 de abr. de 2022

Você sofre com pelos encravados após a depilação? Já notou o aparecimento de bolinhas na pele ou sentiu dor e coceira nas regiões depiladas? Esse é um problema comum que atinge homens e mulheres, causando bastante desconforto e podendo gerar um processo inflamatório.


O folículo piloso é a estrutura responsável pela produção e crescimento dos pelos. Quando os pelos não conseguem nascer corretamente, encontrando dificuldade em sua saída a partir do folículo piloso e não rompe a camada mais superficial da pele, ele cresce curvado “para dentro” da epiderme, formando assim o pelo encravado.


Isso pode acontecer em qualquer região do corpo que tenha crescimento de pelos, mas normalmente aparecem com maior frequência em locais onde os pelos são mais grossos e encaracolados, como virilha, axilas, pernas e no caso dos homens, rosto e pescoço, por causa da barba.


Se você tem pelos encravados e está procurando a melhor maneira de evitar o surgimento desse problema, confira esse conteúdo que o Studio Luiza Mari preparou para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Reprodução: Pinterest


PELOS ENCRAVADOS E A FOLICULITE


O desenvolvimento interno e errado do pelo pode evoluir para um processo inflamatório nos folículos pilosos, o que é a foliculite. Caracterizada como bolinhas vermelhas na pele e muitas vezes é confundida com espinhas.


A foliculite pode ser superficial, quando a pele fica avermelhada e inchada em volta do folículo, causando coceira e dor, ou pode ser profunda, com uma grande área avermelhada e nódulo com pus. Nesse caso infeccionado, causa dor, inchaço e coceira, pode destruir o folículo piloso e deixar cicatrizes e manchas na pele.


CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS


Existem diferentes fatores que podem favorecer e influenciar o aparecimento de pelos encravados e como consequência, a foliculite. Mas no geral, a principal causa está associada aos métodos de depilação.


O uso constante de lâminas para cortar os pelos ou a utilização de cremes depilatórios, cera quente ou fria são exemplos que podem encravar os pelos. Por isso especialistas sempre indicam que é melhor evitar esses métodos, pois além de causar pelos encravados e foliculite, são mais agressivos para a pele e causam diferentes irritações.


Dentre outras causas, podemos destacar também:


  • Fatores genéticos;

  • O uso de roupas apertadas que causam atrito na pele;

  • Falta de higienização correta e acúmulo de células mortas;

  • Ressecamento da pele.


TRATAMENTO


A maneira mais simples de tratar um pelo encravado é não tentar espremer ou cutucar o local, pois isso pode causar irritação e uma inflamação mais grave. Mantenha uma higienização com antisséptico na região e use compressas mornas, com o tempo você vai perceber que o organismo vai reagir e esse problema vai ser resolvido naturalmente.


Mas quando há o desenvolvimento de processos inflamatórios, é importante que você consulte um médico especialista para te indicar um tratamento adequado para a situação, com o uso de medicamentos, como antibióticos ou antifúngicos, e pomadas.


COMO PREVENIR?


Para evitar o aparecimento de pelos encravados é importante que você conheça a causa do problema, como aquelas que citamos nesse conteúdo. Mas temos algumas dicas importantes, como manter uma rotina de cuidados com a pele, que deve estar sempre bem higienizada e hidratada.


Procure também fazer esfoliações, dependendo do seu tipo de pele e sensibilidade, entre uma ou duas vezes na semana. Através da esfoliação é possível remover células mortas e impurezas que podem influenciar no encravamento dos pelos.


Como a causa mais comum e a maior queixa é em relação ao método de depilação escolhido e as consequências após o procedimento, o mais recomendado é fazer depilação a laser.


Além de evitar o aparecimento de pelos encravados e a foliculite, esse é um procedimento completamente seguro e não apresenta nenhuma agressão para a pele, sendo capaz de eliminar os pelos mais grossos e escuros.


A escolha da depilação a laser proporciona muitas vantagens e uma aparência saudável e uniforme para a pele, clique aqui e conheça todos os seus benefícios!


Você já pensou em fazer depilação a laser e ficar livre desses problemas? Então venha para o Studio Luiza Mari! Tem promoção exclusiva para esse mês, aproveite e garanta seu horário!



bottom of page