top of page

PELE RESSECADA NO INVERNO: COMO EVITAR?

Você sente que a sua pele fica mais ressecada, áspera ou descamando no inverno? Essa é uma questão bem frequente durante a estação mais fria do ano, quando se observa uma mudança na textura da pele em todo o corpo, acontecendo principalmente em pessoas que tem uma tendência maior ao ressecamento.


As temperaturas baixas, redução da umidade do ar que torna o tempo seco e os ventos são alguns fatores ambientais externos que contribuem com esse problema, causando a queda da transpiração corporal. Outro fator que compromete a proteção e hidratação natural, é o fato de as células da pele encolherem no frio, segundo um estudo publicado no British Journal of Dermatology.


Além disso, a falta de cuidados diários também prejudica a derme e favorece a sua desidratação, assim como os banhos quentes. Se você costuma sofrer com esse ressecamento no inverno, confira a seguir algumas dicas essenciais para evitar esse problema e manter a pele mais saudável e luminosa!



HIDRATE SUA PELE TODOS OS DIAS


Para evitar o ressecamento na estação mais fria do ano é fundamental manter a hidratação em dia. Essa é uma etapa básica e obrigatória que deve ser intensificada durante esse período, por isso aposte em hidratantes potentes para o corpo e rosto.


Uma dica do Studio Luiza Mari é passar o hidratante na pele úmida, logo após sair do banho quando os poros estão abertos, isso garante maior absorção do produto na pele, sendo possível se beneficiar mais dos seus ativos para uma hidratação mais duradoura e resistente.


Esse cuidado é essencial para todos os tipos de pele, o que muda é o dermocosmético escolhido, pois isso faz toda a diferença! Por exemplo, se você tem uma tendência maior ao ressecamento é recomendado usar produtos mais densos e concentrados que irão trazer resultados mais eficazes, como é o caso dos produtos com textura em creme ou manteigas. Já as pessoas com pele oleosa devem preferir produtos fluidos e com texturas mais leves.


Para deixar a barreira cutânea mais fortalecida, você pode usar o hidrante mais de uma vez ao dia, de manhã e noite, ou quando sentir necessidade. Isso também varia de acordo com o tipo de pele, por isso é fundamental fazer uma avaliação individual e uma consulta com especialista para te recomendar os melhores produtos e a frequência de uso.


EVITE BANHOS COM ÁGUA QUENTE


Sabemos que os banhos com água quente parecem irresistíveis no inverno, mas infelizmente isso prejudica muito. A alta temperatura retira a proteção e a oleosidade natural da derme, o que favorece o ressecamento e compromete a barreira cutânea.


Um problema comum que a água quente pode desencadear é o efeito rebote, principalmente em quem tem pele oleosa, pois ela entende que perdeu a oleosidade e precisa produzir mais sebo para a sua recuperação. Isso provoca a dilatação dos poros, como também pode aumentar a acne.


O ideal é tomar banhos mais curtos e com uma temperatura morna. Já para lavar o rosto e fazer aquela etapa do skincare de limpeza, é sempre recomendado água fria para fechar os poros.


ESCOLHA OS DERMOCOSMÉTICOS CORRETOS


Fazer uma boa escolha de dermocosméticos é fundamental para manter sua pele saudável, luminosa e resistente ao inverno. Além do hidratante, você deve dar uma atenção a outros produtos que fazem parte da sua rotina de skincare. Como o ressecamento é mais comum nessa época do ano, alguns produtos podem ser substituídos por outras opções mais neutras e que proporcionem mais hidratação.


Um exemplo básico são os sabonetes, você pode procurar por fórmulas mais leves e até mesmo com ativos hidratantes. O uso de produtos adstringentes também pode ser mais moderado, para impedir maior sensibilidade e desidratação.


E lembre-se sempre de consultar um especialista para escolher os dermocosméticos ideias para seu tipo de pele!


MANTENHA OS LÁBIOS HIDRATADOS


Os lábios também sofrem bastante nessa época do ano, ficando rachados, com peles soltas ou pequenas lesões, pois possuem menos camadas de pele, que são mais finas em comparação com o restante do corpo, o que torna o ressecamento mais visível, assim como também a ausência de glândulas sebáceas aumenta sua sensibilidade.


Além de usar hidratantes labiais, como manteiga de cacau e lip balms, você pode apostar em um tratamento de hidratação profunda e regeneração, como o hidragloss com microagulhamento. A introdução de ácido hialurônico, vitaminas e outros importantes ativos naturais garantem a revitalização, remove peles mortas e estimula o colágeno na região tratada.



PROTEJA SUA PELE


Usar protetor solar é uma etapa obrigatória em todas estações do ano, inclusive nos dias mais frios e nublados do inverno. Continue protegendo sua pele contra os raios UV e a luz azul (emitida pela tela do computador, celulares, televisão ou lâmpadas), isso evita o aparecimento de manchas, sinais de envelhecimento precoce e outros diversos problemas na pele.


CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E BEBA BASTANTE ÁGUA


Uma pele bonita e saudável está relacionada não somente aos cuidados externos e etapas de skincare, mas também é influenciada por tudo aquilo que ingerimos. Ter uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes, com mais frutas, verduras, legumes e fibras é essencial para o organismo.


Um fator que aumenta o ressecamento no inverno é a diminuição no consumo diário de água. Mesmo que você sinta menos sede no frio, a água continua sendo uma importante fonte de hidratação, então procure beber a quantidade mínima de 2 litros por dia.


VENHA CUIDAR DA SUA PELE NO STUDIO LUIZA MARI!


Precisa de ajuda para cuidar da sua pele? Conte com o nosso time de profissionais especializados para te indicar os melhores tratamentos que serão ótimos aliados da sua rotina de skincare no inverno! Clique aqui e conheça nossos serviços, ou entre em contato com a gente!


UNIDADE PARAÍSO Rua Coronel Oscar Porto, 281. Paraíso - São Paulo, SP. Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo (11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp UNIDADE VILA MARIANA Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675. Vila Mariana - São Paulo, SP. Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo (11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp UNIDADE CAMPO LIMPO Rua Maria Fontana Priolli, 231. Jardim Germania - São Paulo, SP. Telefone: (11) 4105.1057 - Fixo

(11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp

bottom of page