top of page

MELASMA NO VERÃO: COMO TRATAR?

Se você tem melasma, provavelmente já deve estar pensando em todos os cuidados em dobro que precisa ter no verão, época do ano em que ficamos mais expostos ao sol e queremos curtir o verão.


Para te ajudar a cuidar dessas manchas, o Studio Luiza Mari preparou um conteúdo com algumas dicas essenciais para você incluir na sua rotina e aproveitar o verão com segurança!



O melasma caracteriza-se pelo aparecimento de manchas acastanhadas na pele. Sendo mais comum no rosto, como na região do nariz, bochechas, testa, queixo e lábios. Uma das principais causas para o surgimento dessas manchas é a exposição à luz ultravioleta e luz visível. Sendo mais frequente em mulheres, outros fatores também podem influenciar, como:


  • Fatores hormonais

  • Uso de anticoncepcionais

  • Gravidez

  • Predisposição genética

  • Estresse


Durante o verão, existe uma tendência de piora do melasma por causa da nossa maior exposição ao sol, estimulando os melanócitos, que é responsável pela produção de melanina na pele.


Confira a seguir nossas dicas para amenizar o problema nesse período do ano:


1. Para começar, é fundamental proteger a pele diariamente com o uso de um bom filtro solar, possuindo alto FPS e cobertura total da pele. Não se esqueça de reaplicar o produto com frequência, a cada 2 horas, principalmente se você estiver na praia ou piscina.


2. Os filtros solares com cor são ótimos! Ajudam a proteger a pele do melasma e outras manchas causadas pelo sol, pois o pigmento forma uma barreira potencial de proteção para sua pele. O filtro deve te proteger dos raios UVA, UVB e luz visível.


3. Chapéu, boné e guarda-sol também são aliados para te proteger da radiação solar.


4. Evite a exposição ao sol nos horários em que é mais intenso, entre 10h e 16h.


5. Procure sempre resfriar e hidratar sua pele, pois o calor também pode aumentar a chances de aparecer o melasma.


6. Produtos com vitaminas C são indicados para o tratar o melasma.


O tratamento do melasma é contínuo, pois não tem cura. Para te auxiliar, você pode usar cremes clareadores, e também contar com a ajuda de procedimentos estéticos como peelings, que estimula a renovação celular e clareia manchas. Além de trazer vários outros benefícios para a pele, melhora a textura, deixando mais firme e uniforme.


Se você está procurando uma alternativa eficaz e segura para clarear as manchas de melasma, venha fazer um PEELING QUÍMICO aqui no Studio Luiza Mari! Adquira já em nossa loja online, clique aqui!


bottom of page