ESTRIAS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Você tem estrias? Se sim, elas te incomodam? Essas cicatrizes surgem quando ocorre um estiramento na pele e o rompimento ou alteração das fibras elásticas e do colágeno, assim a espessura da derme e epiderme diminuem, o que resulta na formação das linhas características das estrias.


As principais causas são associadas ao aumento do volume do corpo, principalmente quando acontece de maneira rápida e excessiva, podendo ser ganho de peso, aumento na massa muscular, gravidez, colocação de implantes mamários, crescimento acelerado na adolescência, dentre outros.


Apesar de ser um problema bem conhecido e cada vez mais frequente na população, as estrias ainda deixam muitas dúvidas. Então o Studio Luiza Mari preparou um conteúdo para esclarecer os mitos e verdades sobre o assunto, confira!



O EFEITO SANFONA PODE CAUSAR ESTRIAS


VERDADE! O efeito sanfona é uma das possíveis causas que levam ao aparecimento dessas cicatrizes na pele. Com o ganho de peso rápido a pele precisa se estender, como consequência as fibras de colágeno e elastina se rompem e nesse processo de mudança podem surgir as estrias.


A dificuldade em manter um peso estável ao entrar no efeito sanfona é prejudicial para o corpo. Quando a pessoa começa a perder peso de maneira acelerada, a pele também não consegue seguir esse ritmo, tendo como resultado a flacidez.


AS ESTRIAS SÃO ASSOCIADAS APENAS AO GANHO DE PESO


MITO! O ganho de peso é um fator comum, mas existem diversos outros que podem influenciar, como exemplo podemos destacar: aumento da massa muscular, gravidez, alteração hormonal, colocação de implantes mamários, crescimento acelerado, tendência genética e uso prolongado de corticoides.


HOMENS NÃO TEM ESTRIAS


MITO! Apesar de ser um problema mais frequente entre as mulheres, as estrias também podem aparecer em homens. Essa diferença de proporção pode estar relacionada a fatores hormonais e ao depósito e acúmulo de gordura corporal em locais diferentes.


Nas mulheres as estrias surgem nos glúteos, coxas, quadris e mamas, enquanto neles se formam nos braços, ombros e costas. As causas podem ser as mesmas, relacionadas as mudanças no volume do corpo. Sendo comum em homens durante a fase de crescimento ainda na adolescência, ou devido ao aumento na massa muscular, como também o uso de anabolizantes.


AS CICATRIZES PODEM SURGIR DURANTE A GESTAÇÃO


VERDADE! Nesse período as mulheres passam por muitas mudanças no corpo, a pele tem a necessidade de esticar para acompanhar o desenvolvimento da gravidez ao longo dos meses e também há alterações hormonais que podem influenciar.


O que acontece é que durante a gestação o nível de estrogênio aumenta de maneira significativa, até 30 vezes mais, produz o processo de catabolismo, que torna as fibras elásticas mais frágeis favorecendo sua degradação e rompimento.


Além disso, outros fatores como uma dieta não balanceada ou a falta de cuidados com a pele também podem causar estrias, para evitar esse problema é importante consultar seu médico que deve te indicar as melhores formas de prevenção.


AS ESTRIAS VERMELHAS SÃO MAIS NOVAS DO QUE AS BRANCAS


VERDADE! As estrias que ainda possuem uma coloração avermelhada ou rosada são mais recentes, nessa fase inicial a derme entra em processo inflamatório por causa do estiramento.


Após isso, ocorre a destruição das fibras elásticas e do colágeno, gerando uma atrofia e degeneração da pele, o que cicatriza essas marcas, deixando as estrias brancas, também conhecida como estrias envelhecidas.


A HIDRATAÇÃO DA PELE AJUDA A EVITAR AS ESTRIAS


VERDADE! Uma das dicas mais práticas que certamente ajuda a evitar o surgimento das estrias é manter a pele sempre hidratada para garantir sua firmeza e elasticidade. Procure usar hidratantes todos os dias que contenham ativos potentes que estimulam a produção de colágeno.


É importante lembrar que a hidratação do nosso corpo acontece também de dentro para fora, portanto o consumo diário de água, no mínimo 2 litros, é essencial!


NÃO EXISTE TRATAMENTO PARA AS ESTRIAS


MITO! Atualmente existem tratamentos estéticos altamente eficazes e capaz de amenizar ou até mesmo eliminar as estrias dependendo do estágio que se encontra, sendo assim o mais recomendado é tratá-las ainda na fase inicial, para que você tenha uma melhor recuperação da derme.


Um dos procedimentos mais indicados e que é grande tendência no momento é a radiofrequência fracionada, responsável por tratar e estimular o colágeno e elastina, além de apresentar outros benefícios como:


  • Melhora a aparência da pele, que fica mais uniforme;

  • Promove mais firmeza e sustentação da derme;

  • Ajuda na microcirculação e oxigenação;

  • Aumenta a hidratação e o rejuvenescimento;

  • Elimina toxinas;

  • Melhora o contorno corporal;

  • Combate a celulite, flacidez e gordura localizada.


Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a radiofrequência fracionada? Venha para o Studio Luiza Mari, clique aqui e entre em contato com a gente! Consulte nossos profissionais especializados e tenha o melhor tratamento para suas estrias, com resultado garantido e segurança no procedimento!


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp