ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE: COMO PREVENIR?

Com o passar dos anos a pele passa por um processo natural de envelhecimento, sendo possível observar alguns sinais, em média a partir dos 25 anos, como: o retardo da renovação celular, aparecimento das linhas finas (que são mais superficiais), rugas e marcas de expressão, além das mudanças no aspecto da derme, o aumento da flacidez e a perda de volume, que é uma consequência da diminuição do colágeno.


Isso deve acontecer naturalmente, mas em alguns casos esse processo ocorre de forma acelerada, apresentando sinais antes do tempo de maneira mais intensa do que o normal, o que resulta no envelhecimento precoce da pele. Algumas causas que são determinantes e contribuem com esse aceleramento são:


  • Não usar protetor solar todos os dias;

  • Falta de uma rotina de cuidados com a pele;

  • Exposição a fatores externos ambientais, como sol e poluição;

  • Alimentação desequilibrada;

  • Desidratação da derme;

  • Consumo excessivo de álcool;

  • Tabagismo;

  • Estresse;

  • Sedentarismo;

  • Alterações genéticas.


Para prevenir esse problema e garantir uma pele mais saudável e uniforme, é importante partir para uma mudança de hábitos que trará muitos benefícios. Além disso, você pode contar com a ajuda de diferentes procedimentos estéticos que certamente irão potencializar os resultados!


Confira a seguir esse conteúdo que o Studio Luiza Mari preparou com os cuidados fundamentais que você deve ter para evitar o envelhecimento precoce da pele!



CRIE UMA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE


Ter uma rotina de cuidados é essencial para manter a pele sempre radiante e saudável, isso inclui algumas etapas obrigatórias do skincare diário. O primeiro passo é cuidar da higienização através da limpeza e tonificação, que são responsáveis por retirar todo acúmulo de resíduos, impurezas e células mortas, além de estimular a renovação celular e controlar a acne e a oleosidade excessiva.


A hidratação é mais uma etapa fundamental e necessária para todos os tipos de pele, pois promove mais luminosidade, melhora a textura, evita o ressecamento e outros problemas como dermatites e irritações, e ainda forma uma barreira protetora contra os agentes externos.


Você apostar em dermocosméticos que possuem propriedade antioxidante, como a vitamina C, que tem a função de combater os radicais livres e o envelhecimento precoce, e também ajuda a estimular a produção de colágeno, reduzindo a flacidez, rugas e linhas de expressão.


USE PROTETOR SOLAR TODOS OS DIAS


A proteção da pele contra os raios UV e a luz azul (emitida pela tela do computador, celulares, televisão ou lâmpadas) é mais um passo indispensável para evitar o aparecimento de manchas, sinais de envelhecimento precoce e outros diversos problemas na pele.


Use um bom filtro solar todos os dias, com no mínimo FPS 30, independente do clima e estação do ano, pois como você viu, também precisamos proteger nossa pele da luz azul, a qual somos expostas constantemente. Sempre que necessário, lembre-se de reaplicar o produto ao longo do dia para garantir seu funcionamento e eficácia.


MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E BEBA ÁGUA


A alimentação saudável é uma das grandes aliadas para a prevenção de várias questões estéticas faciais e corporais. Procure manter o consumo equilibrado de alimentos que possuem todos os nutrientes essenciais para o organismo.


Inclua mais frutas, verduras, legumes e fibras para uma dieta balanceada e rica em antioxidantes! E evite o excesso de açúcar, sódio e gordura, encontrados em grande quantidade em alimentos industrializados e frituras.


Bebidas alcoólicas também são prejudiciais para a pele, assim é fundamental controlar o seu consumo excessivo.


Vale ressaltar que a hidratação ocorre também de dentro para fora, sendo assim não é um resultado exclusivo do uso de cosméticos, mas uma combinação com o consumo de água diariamente, que deve ficar na média de 2 litros.


PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS E TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS


O envelhecimento precoce acontece em todo o corpo e está relacionado também com o sedentarismo. Por isso a prática de exercícios físicos é tão fundamental para proporcionar vários benefícios para o organismo e consequentemente para a pele, que fica mais firme e saudável.


Tente criar uma rotina com os exercícios físicos que você mais gosta. Pode ser caminhada, corrida, andar de bicicleta, natação ou se preferir pode investir em algum esporte que tem mais afinidade. O importante é manter o corpo em movimento!


Os hábitos saudáveis proporcionam um novo estilo de vida, o que resultará de maneira eficiente na melhora da saúde física e mental, e isso reflete diretamente na aparência e aspecto da pele. Assim, é ideal repensar em algumas práticas que podem favorecer o envelhecimento precoce, como o tabagismo, que deve ser evitado sempre.


E o sono da beleza, como vai? A falta de qualidade do sono ou poucas horas de descanso também aceleram esse processo, além de provocar, é claro, o aumento das olheiras. Outros fatores que influenciam é o estresse e a ansiedade, que podem causar até mesmo o aumento na quantidade de acne.


Com o passar do tempo, esses hábitos ruins são acumulados e como consequência podemos observar a perda da luminosidade natural da pele, ressecamento, como também o aumento nas rugas e linhas de expressão. É necessário cuidar da sua saúde física e mental, promovendo um estilo de vida melhor e mais saudável, para que todo o corpo esteja em equilíbrio, incluindo a derme!


APOSTE NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS


Os tratamentos estéticos são alternativas capazes de potencializar os cuidados com a pele e consequentemente irá proporcionar resultados visíveis com maior eficiência e mais agilidade.


Existem diferentes técnicas que são indicadas como forma de prevenção e tratamento dos sinais de envelhecimento. Para conquistar uma derme mais uniforme, saudável e bonita e ainda promover o rejuvenescimento facial, confira essa lista com alguns procedimentos recomendados por especialistas:


  • Limpeza de pele profunda;

  • Peeling químico;

  • Revitalização facial;

  • Microagulhamento;

  • Radiofrequência;

  • Carboxiterapia;

  • Preenchimento facial com ácido hialurônico;

  • Botox;


Você já pensou em fazer algum desses procedimentos? Fale com a gente e venha cuidar da sua pele com os nossos profissionais especializados! Aqui no Studio Luiza Mari trabalhamos com diferentes procedimentos estéticos faciais e corporais, clique aqui e conheça nossos serviços! Ou entre em contato com a gente para agendar seu horário:


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp