top of page

CUIDADOS COM A PELE EM CADA FAIXA ETÁRIA: SAIBA MAIS!

Você tem conseguido manter uma rotina de skincare e os tratamentos para a pele em dia? Para conquistar uma cútis dos sonhos, radiante, uniforme e saudável é essencial que você tenha alguns cuidados que são extremamente necessários e obrigatórios em diferentes faixas etárias, e isso deve ser seguido independente da sua idade viu?


É comum que muitos jovens comecem a se preocupar com questões relacionadas a pele apenas quando algum problema fica em maior evidência, como é o caso do aparecimento dos sinais de idade, manchas e o aumento da flacidez, por exemplo.


Assim, o mais recomendado é começar a cuidar da pele desde cedo, para mantê-la perfeita e com bastante saúde! O que é ideal também para prevenir doenças na derme e outros problemas dermatológicos. Para isso é fundamental ter bastante disciplina e apostar em um skincare completo, incluindo etapas primordiais em qualquer idade, como: limpeza, tonificação, hidratação e proteção.


O que é preciso, com o passar dos anos, é apenas atualizar os produtos de acordo com as suas particularidades e necessidades referentes a idade, e incluir novos tratamentos quando for ideal para determinada fase, além disso, você deve dar uma atenção também ao seu tipo de pele, para que os dermocosméticos usados sejam adequados.


Mais um ponto importante para lembrar é que essa rotina de skincare não se limita apenas ao rosto, podendo ser estendida para outras regiões em que a pele fica mais exposta no dia a dia, como é o caso do pescoço e do colo.


Confira a seguir quais são os cuidados com a pele em cada faixa etária!



20 ANOS


Ainda no início da faixa etária dos 20 anos é possível notar na pele jovem algumas características marcantes, como a presença de maior oleosidade com a alta produção de sebo e consequentemente o aparecimento da acne. Esse problema deve diminuir gradativamente com o passar dos anos, de acordo com a estabilização de questões hormonais.


Para lidar com a oleosidade e formação de acne, é importante apostar em cuidados próprios para esse tipo de pele, com tratamentos especializados e dermocosméticos específicos. Assim, é indicado que sejam antioleosidade, não comedogênico (para não obstruir os poros) e oil free.


Outro ponto importante para se destacar nessa faixa etária é que normalmente a partir dos 25 anos surgem os primeiros sinais visíveis de envelhecimento, caracterizados pelas linhas finas e as rugas superficiais. Isso acontece devido a mudanças que ocorrem normalmente na pele com o passar do tempo, como a perda de colágeno e elastina.


Dessa maneira, é recomendado iniciar alguns tratamentos para prevenir o envelhecimento precoce e estimular a produção de colágeno, como também a renovação celular. Além disso, os ativos antioxidantes também são ótimos aliados, podendo ser incluídos no skincare diário a partir dessa faixa etária, pois em conjunto com uma boa higienização, tonificação, hidratação e proteção, formam o combo perfeito!


30 ANOS


Com 30 anos, os sinais de idade se tornam mais evidentes, principalmente na área ao redor dos olhos, com a perda de colágeno e elastina. Assim o ideal é reforçar a rotina de skincare com dermocosméticos que possuem efeitos mais apropriados para a faixa etária, para evitar e retardar esse processo de envelhecimento, e é necessário investir em tratamentos que promovem a renovação celular e que sejam antirrugas, antioxidantes e regeneradores.


Mais um problema que pode se destacar nessa fase é o aparecimento de manchas, que pode ser tratada com o uso de produtos com propriedades despigmentantes.


Seguindo com os cuidados, é essencial ficar atenta ao nível de hidratação da pele, que pode sofrer alterações com a redução da oleosidade natural. Assim, você deve apostar em uma intensificação nessa etapa do skincare e manter a fotoproteção reforçada com o uso de filtros solares com alto índice de proteção.


40 ANOS


Na faixa etária dos 40 anos, a pele passa por mudanças em diferentes aspectos, além do aumento na perda de elasticidade, sustentação e firmeza, e a formação de rugas mais profundas. Também pode-se observar que ela tem uma tendência a ficar mais fina, sensível, com mais manchas, e com um nível de hidratação ainda mais baixo do que na faixa etária anterior.


Isso é um resultado de diversos fatores que ocorrem com o envelhecimento, como exemplo temos o retardo no processo de renovação celular, diminuição na produção de sebo e alterações hormonais, pois nesse período, entre os 40 e 50 anos é comum que as mulheres entrem na menopausa.


É necessário adequar sua rotina de skincare para trazer mais equilíbrio e saúde para a pele, mas ainda sim seguindo todas as etapas que citamos nesse conteúdo, pois continuam sendo indispensáveis!


Um exemplo de mudança na escolha de dermocosméticos é optar por uma limpeza mais suave para não ressecar a cútis e usar um hidratante mais potente para restaurar a hidratação e evitar a perda de água.


Algumas indicações importantes para essa fase são o uso frequente de renovadores celulares, e também de produtos antirrugas, despigmentantes, ativos regeneradores, preenchedores e firmadores, antioxidantes e ácidos. Mais uma recomendação obrigatória é o filtro solar com alto FPS, no mínimo 50, para proteger toda a pele que fica exposta e evitar a formação ou escurecimento de manchas.


ACIMA DE 50 ANOS


Na pele madura, que corresponde a faixa etária acima de 50 anos, as mudanças observadas nos anos anteriores são intensificadas e, dessa maneira, todos os cuidados devem ser acentuados para que permaneça saudável. Algumas das principais diferenças que ficam evidentes são: aumento na flacidez, rugas e linhas de expressão profundas, a pele fica ainda mais fina, sensível e seca, e com um ritmo lento de renovação celular.


Os tratamentos devem ser voltados para essas questões que costumam ser as maiores queixas e que podem também ser influenciadas por questões hormonais, sendo algumas delas a procura para suavizar os sinais de idade e recuperar a elasticidade. O uso de dermocosméticos com ácido hialurônico é recomendado, e além disso, procure por produtos ricos em antioxidantes e com uma fórmula rejuvenescedora.


Também destacamos que com o aumento da fragilidade e sensibilidade da pele, é essencial investir na hidratação restauradora e própria para a idade.


Um outro problema que pode se intensificar nessa faixa etária são as manchas, devido a hiperpigmentação, assim a fotoproteção é um dos elementos essenciais para preservar a cútis e evitar o escurecimento dessas manchas, e sem dúvidas o uso de clareadores também auxilia muito!


Gostou do conteúdo? Compartilha com as amigas e siga nosso Instagram @studioluizamari confira nossos conteúdos por lá também!


Precisa de ajuda para cuidar da sua pele? Conte com o nosso time de profissionais especializados para te indicar os melhores tratamentos que serão ótimos aliados da sua rotina de skincare! Clique aqui e conheça nossos serviços, ou entre em contato com a gente!


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 4105.1057 - Fixo

(11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp

Commentaires

Les commentaires n'ont pas pu être chargés.
Il semble qu'un problème technique est survenu. Veuillez essayer de vous reconnecter ou d'actualiser la page.
bottom of page