top of page

COMO LAVAR O CABELO CORRETAMENTE NO DIA A DIA? CONFIRA NOSSAS DICAS!

Lavar os cabelos é uma daquelas tarefas básicas que faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, pois esse momento de higienização e tratamento capilar é extremamente importante para manter a saúde e beleza das madeixas em dia.


Mas você sabia que a forma como você cuida dos seus fios durante a lavagem interfere de forma direta no resultado final?


Pois é, parece besteira, mas mesmo que seja um simples processo do seu dia a dia, vale destacar que seguir alguns cuidados e etapas, colocando em prática certos truques que os profissionais indicam e evitando hábitos prejudiciais, fazem toda a diferença!


E não é somente uma diferença imediata, viu? A longo prazo também é possível que você perceba uma mudança potencializada e positiva, conquistando uma madeixa mais saudável e bonita! Então, quer saber como lavar o cabelo corretamente no dia a dia? Confira nossas dicas e aproveite para já aplicá-las na próxima lavagem dos fios!



1. USE ÁGUA MORNA OU FRIA PARA LAVAR OS CABELOS


Para dar início a lavagem dos cabelos, é fundamental primeiramente lembrar de conferir a temperatura da água do chuveiro. Pois é ideal que esteja morna ou fria para realizar uma boa limpeza, removendo o excesso de oleosidade e garantindo a selagem dos fios, com um resultado com mais vida e luminosidade.


No caso da água quente, ela acaba sendo agressiva para os cabelos e o couro cabeludo, uma vez que pode causar o seu ressecamento, pois a alta temperatura é capaz de retirar sua oleosidade natural e abrir demais as cutículas, além de aumentar as chances de desenvolver uma dermatite seborreica


2. UTILIZE O SHAMPOO APENAS PARA LIMPAR A RAIZ


O shampoo é o primeiro produto que deve ser aplicado, já com os cabelos úmidos. Mas é importante ressaltar que o seu foco deve estar voltado apenas para a raiz, que é a região do couro cabeludo onde tem maior oleosidade concentrada.


Durante essa higienização capilar, é ideal que você faça massagens no couro cabeludo, sempre utilizando as pontas dos dedos, mas nunca as unhas! Mais uma dica importante: essas massagens devem ser suaves e circulares, então nada de esfregar ou fazer movimentos fortes, tá bom?


Após terminar essa etapa, enxágue bem para não sobrar nenhum resíduo do shampoo.


3. APLIQUE O CONDICIONADOR NO COMPRIMENTO E NAS PONTAS


Ao contrário da regrinha do shampoo, o condicionador deve ser aplicado, com movimentos de cima para baixo, apenas no comprimento e nas pontas do cabelo, nunca na raiz. Em seguida, é necessário deixar o produto agir por um tempo que é determinado na própria embalagem.


Passando esses minutinhos, o condicionador pode ser retirado com um bom enxágue para não acumular resíduos nas madeixas que interferem na saúde e beleza capilar.


4. FAÇA TRATAMENTOS PRÓPRIOS PARA SUAS MADEIXAS


É essencial que você tenha na sua rotina de lavagens dos fios alguns tratamentos próprios para o Home Care, como máscaras de hidratação e nutrição. Assim, lembre-se de tratar os cabelos com a frequência necessária de acordo com a indicação do seu cronograma capilar.


Vale ressaltar que ter um cronograma capilar é fundamental, assim você consegue organizar sua rotina de cuidados com o cabelo, incluindo todos os tratamentos que realmente precisa para mantê-lo saudável, utilizando sempre produtos que são específicos para o seu tipo de fio.


Nos dias que for usar máscaras, cremes ou ampolas de tratamento, não esqueça de que esses produtos são aplicados após enxaguar o shampoo e também precisam de alguns minutinhos para agir. Por fim, apenas depois de retirar o tratamento, o condicionador entra para selar os fios.


5. PROCURE TER DIFERENTES OPÇÕES DE PRODUTOS PARA LAVAR OS CABELOS


Conhecendo bem seu tipo de fio e suas necessidades, fica mais fácil encontrar produtos que atendem bem o que suas madeixas precisam no momento, então se possível, procure ter mais de uma opção de combos de shampoo e condicionador, para revezar durante as lavagens da semana.


Muitas vezes, quando você usa sempre os mesmos produtos, é normal que sinta que não estão mais fazendo efeito, assim é bom variar para alcançar benefícios diferentes.


6. DÊ UMA ATENÇÃO PARA A FREQUÊNCIA DE LAVAGENS


Outro ponto importante que deve ser lembrado é em relação a frequência de lavagens, pois normalmente o ideal é sempre lavar o cabelo em dias alternados, ou seja, "dia sim, dia não", uma vez que, tanto o excesso, como a falta de lavagens, podem ser prejudiciais para a saúde e beleza dos fios.


Mas atenção, essa frequência pode ser diferente de acordo com o seu tipo de cabelo e textura capilar, assim, esse tempo pode variar de acordo com a sua necessidade.


7. SEQUE OS CABELOS COM CUIDADO E APLIQUE UM FINALIZADOR


Ao sair do banho, seque os cabelos e tire o excesso de água de maneira suave, sem esfregar, torcer ou usar força. Prefira também uma toalha ou camiseta de algodão, pois esse tecido é ideal para evitar atritos nos fios, que poderia acabar aumentando o frizz e causando danos.


Após esse processo, você pode aplicar um finalizador nas madeixas, como um creme de pentear ou leave-in, que são sem enxágue e auxiliam na hora de pentear. Ah, mas não se esqueça de que esses produtos devem ser usados apenas no comprimento e nas pontas, para evitar que a raiz fique com aspecto pesado e aumente a oleosidade.


Por fim, escolha entre deixar os fios secarem naturalmente ou contando com a ajuda do secador, mas caso use as ferramentas de calor, aposte também no protetor térmico.



Venha cuidar dos seus cabelos aqui no Studio Luiza Mari, conheça nossos serviços e promoções imperdíveis em nossa loja online, clique aqui, ou entre em contato com a gente e consulte nossos profissionais:


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE MOEMA

Avenida Moaci, 550.

Moema - São Paulo - SP.

Telefones: (11) 3892.3575 - Fixo

(11) 94961.6101- Celular/WhatsApp

Comments


bottom of page