CABELOS NO VERÃO: COMO CUIDAR E PROTEGER OS FIOS NESSA ÉPOCA DO ANO?

A estação mais quente do ano está se aproximando, e com isso já pensamos nos dias de sol, praia, piscina e descanso. Mas, para aproveitar esses dias e não carregar prejuízos no futuro, é necessário ter uma rotina de cuidados com o cabelo.



No verão é comum as mulheres sentirem que o cabelo está mais ressecado e fraco. E realmente alguns fatores externos podem influenciar e danificar os fios durante essa época do ano, como o contato com o cloro das piscinas e a água salgada do mar, além da maior exposição ao sol e aos raios UV.


Esses fatores acabam se tornando agressivos para a saúde capilar, enfraquecendo o cabelo e trazendo um aspecto poroso e fios quebradiços. Principalmente para quem já tem alguma química no cabelo, como alisamentos ou tintura, os efeitos do verão são mais intensos.


É necessário ter sempre uma rotina de cuidados com os cabelos, não somente durante os dias de praia e piscina. Também devemos fortalecer a estrutura do fio antes das férias e manter os cuidados depois, garantindo cabelos saudáveis em todas as estações do ano.


Confira a seguir as dicas do Studio Luiza Mari para cuidar e proteger os cabelos durante o verão!


PROTEÇÃO CONTRA OS RAIOS UV


Da mesma forma que nossa pele precisa de cuidados e filtro solar, o cabelo também precisa de proteção contra os raios UV, que é responsável pela quebra e ressecamento do fio. Você pode usar um leave-in para proteger seu cabelo do sol, e não se esqueça de sempre reaplicar o produto durante o dia.


Além disso, para ajudar a proteger o couro cabeludo, você pode apostar em acessórios como boné e chapéu.


CUIDADOS NA PISCINA E NO MAR


O cloro da piscina e a água salgada do mar são fatores que podem danificar muito a estrutura do fio. Então uma boa dica para evitar isso, é molhar o cabelo com água doce ou usar cremes hidratantes que não precisam de enxágue.


Depois do mergulho no mar ou piscina, o ideal é lavar o cabelo com água doce e reforçar o creme hidratante.


DEIXE O SECADOR DE LADO


O uso excessivo do secador, chapinha e babyliss faz mal para o cabelo. O calor intenso tira a água dos fios, deixando os cabelos ressecados e fracos. O mais recomendável seria deixar o cabelo secar naturalmente, mas se você não consegue dispensar o secador, use sempre um protetor térmico!


CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO E BEBA ÁGUA


Como já falamos em outras matérias, a nossa alimentação está relacionada com tudo em nosso corpo, inclusive com a saúde do nosso cabelo. É importante sempre manter uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários para o organismo, pois isso reflete no exterior do nosso corpo.


Sabe quando falamos que a hidratação começa de dentro para fora? Pois é, beber água todos os dias é fundamental para cabelos mais saudáveis.


EVITE USAR CABELO PRESO


No verão temos tendência de sempre estar prendendo o cabelo por causa do calor, mas esse é um hábito muito ruim, pois favorece a queda e deixa os fios mais fracos. Se precisar deixar o cabelo preso, não amarre muito forte ou apertado, e jamais prenda o cabelo enquanto estiver molhado.


INVISTA NA HIDRATAÇÃO


A hidratação dos cabelos deve fazer parte da sua rotina de cuidados sempre, principalmente no verão, quando os fios ficam mais ressecados e fragilizados. Hidrate seu cabelo frequentemente, para manter seus fios mais resistentes, com vida e prontos para mais um dia de verão.


Você pode usar cremes para hidratação ou máscaras próprias para seu tipo de cabelo e que atendam suas necessidades.


FAÇA UM CRONOGRAMA CAPILAR


Ter um cronograma capilar é essencial para te ajudar a organizar sua rotina de cuidados com o cabelo, devendo incluir HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO.


O cronograma pode ser feito para todos os tipos de cabelos, tendo como objetivo:


  • Acabar com o ressecamento;

  • Fortalecer os fios;

  • A nutrição tem a função de repor lipídios, garantindo um cabelo mais macio e saudável;

  • Recuperação da massa capilar, através da reposição de proteínas pela reconstrução.


Para saber como fazer um cronograma capilar completo, clique aqui e confira a matéria exclusiva feita pelo Studio Luiza Mari sobre esse assunto!


Com a ajuda de um profissional especializado você pode montar um cronograma capilar especial para cuidar dos seus cabelos. Aqui no Studio Luiza Mari temos diferentes opções de tratamentos capilares para você. Entre em contato com a gente para agendar seu horário, clique aqui!


Gostou das dicas? Compartilha com as amigas e siga nosso Instagram @studioluizamari confira nossos conteúdos por lá também. Aproveite o verão com as dicas do Studio Luiza Mari se inscrevendo em nosso site e recebendo todas as matérias em primeira mão!

<