top of page

CABELO FRACO E QUEBRADIÇO: TRATAMENTOS PARA RECUPERAR A SAÚDE DOS FIOS

Seu cabelo quebra com facilidade? Tem uma textura áspera e está ressecado? Existem diferentes fatores que podem tornar o fio quebradiço e para tratar desse problema é importante conhecer suas causas.


Manter a saúde dos fios em dia parece ser uma tarefa difícil, principalmente para quem lida frequentemente com a quebra dos fios. É necessária uma atenção redobrada e uma rotina especial de cuidados capilares.



QUEBRA X QUEDA


Para começar, é importante entender a diferença entre quebra e queda, pois são dois problemas diferentes e que gera dúvidas. A queda de cabelo deve ocorrer naturalmente de forma equilibrada, a partir da raiz.


Cada pessoa tem uma média de queda de cabelo diária, mas quando é perceptível que a queda ultrapassa essa média, saindo da normalidade, existe um problema capilar de perda acentuada de fios. É importante procurar um especialista, que deve avaliar a estrutura do cabelo e indicar o melhor tratamento.


No caso da quebra dos fios, acontece devido a perda de força e elasticidade. Quando o cabelo está saudável, ao esticar e soltar, ele volta facilmente sem alterações. Mas ao esticar um cabelo que perdeu a elasticidade, ele pode fica no "efeito chiclete", não voltando a sua forma natural, ou então vai se romper, que o é fio quebradiço.


A quebra pode acontecer em todo o comprimento do cabelo que está fraco e danificado.


O QUE CAUSA A QUEBRA?


Alguns fatores mais comuns que podem tornar o fio quebradiço são:


1. Excesso de química nos cabelos sem a preparação correta. É importante sempre fazer o teste da mecha para saber se o cabelo realmente tem condições de passar por algum procedimento químico, como alisamento ou coloração.


2. A falta de cuidados no pós química também pode causar o enfraquecimento e quebra dos fios.


3. Uso excessivo de fontes de calor, como secador, chapinha ou babyliss ressecam o cabelo, deixando sua estrutura fragilizada.


4. A nossa saúde e alimentação está completamente relacionada a tudo que acontece em nosso corpo, da cabeça aos pés. A falta de nutrientes e vitaminas é um fator que pode contribuir para a quebra dos fios.


5. Em alguns casos, o cabelo fraco e quebradiço pode estar relacionado também a questões hormonais.


6. Não ter uma rotina de cuidados com o cabelo é um dos maiores problemas. Pois a estrutura do fio perde sua resistência, ocorre o enfraquecimento da fibra capilar e como consequência sua quebra.


TRATAMENTOS


Se você se identificou com algum desses fatores e está procurando uma forma de recuperar a saúde dos seus fios, confira as seguir as dicas do Studio Luiza Mari!


O passo mais importante para o tratamento de cabelos fracos e quebradiços é incluir alguns cuidados específicos, com o objetivo de recuperar a força dos fios e a massa capilar perdida. Para isso, você deve ter um cronograma capilar para te auxiliar e organizar os tratamentos que você deve fazer semanalmente.


Com o cronograma capilar você irá recuperar a estrutura natural do fio e reparar os danos causados. Os tratamentos são indicados para todos os tipos de cabelo e é constituído por três etapas essenciais: hidratação, nutrição e reconstrução.


  • A hidratação é responsável por repor a água dos fios. Essa etapa é importante para tratar o ressecamento, deixando o cabelo mais resistente e fortalecido.


  • Já a nutrição tem como finalidade recompensar a perda de lipídios, que são os óleos naturais, devolvendo a oleosidade aos fios e trazendo um aspecto mais saudável.


  • A reconstrução é a última etapa do cronograma capilar, mas é muito importante, principalmente para quem sofre com cabelos quebradiços. Com esse etapa é possível repor a massa capilar e as proteínas do cabelo, reparando os fios e devolvendo a sua força.


O ideal é que você procure um profissional de confiança para seguir com esses tratamentos de maneira equilibrada, respondendo adequadamente as demandas capilares pois o excesso ou escolha errada de produtos pode trazer outros problemas para o cabelo ou agravar a situação.


A reconstrução, por exemplo, caso seja feita de maneira errada, pode deixar o cabelo muito rígido e favorecer ainda mais a quebra dos fios.


Outra dica importante é sempre manter o corte de cabelo em dia. Assim você consegue eliminar a parte danificada, como pontas duplas e ressecadas, e evita a quebra intensa dos fios. E não se esqueça de sempre utilizar protetor térmico quando usar secador, chapinha ou babyliss.


Agora que você já conhece as principais causas e a melhor forma de recuperar a saúde dos fios quebradiços, que tal montar um CRONOGRAMA CAPILAR para cuidar de seus cabelos?


Conte com a ajuda de nossos profissionais! Podemos criar um cronograma capilar especial para você, através de uma avaliação especializada é possível te indicar o tratamento mais adequado e usando os melhores produtos do mercado! Clique aqui e fale com a gente!



Conheça nossas unidades:


UNIDADE PARAÍSO Rua Coronel Oscar Porto, 281. Paraíso - São Paulo, SP. ​ Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo (11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp UNIDADE VILA MARIANA Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675. Vila Mariana - São Paulo, SP. Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo (11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp

bottom of page