BUQUÊ DE NOIVA: DICAS E INSPIRAÇÕES PARA ESCOLHER O MODELO IDEAL

A palavra buquê deriva do francês bouquet, que tem como significado ramalhete ou conjunto de flores. Mais do que um simples detalhe do casamento ou um adereço, o buquê compõe e finaliza a produção da noiva, além de carregar um simbolismo especial, representa vida e fertilidade.


Sua origem é distante, uma das teorias sobre seu surgimento volta para a Grécia antiga, quando as noivas ganhavam um arranjo de ervas aromáticas, alho e grãos para garantir que a união fosse frutífera e ainda era uma forma de buscar a boa sorte no casamento e espantar as energias negativas e o mau olhado.


Já na Idade Média, durante a caminhada até a igreja a noiva recebia flores e ervas dos convidados, esse costume era uma maneira de desejar felicidade ao casal e afastar os espíritos ruins. Assim até chegar ao altar estava formado o buquê, que também possuía outra função nessa época: disfarçar o odor corporal, pois os banhos não eram tão frequentes.


Chegando na Era Vitoriana, no século XIX, os bouquets conquistaram muito simbolismo e se popularizou na Europa, se tornando uma forma de expressar os sentimentos e transmitir uma mensagem, pois não era aceitável ou bem visto falar abertamente sobre isso. Dessa maneira, ganhou novos significados, com a tal “linguagem das flores”.


Com o passar dos anos, a utilização do buquê de noiva se tornou realmente uma tradição no casamento e um detalhe essencial para o grande dia! Mas e você? Já conseguiu escolher o seu? Nós daqui do Studio Luiza Mari separamos dicas práticas para te ajudar nessa escolha e tem várias inspirações para vocês! Confira!


Reprodução: Pinterest


A NOIVA


O primeiro ponto que deve ser levado em conta na hora de decidir qual é o seu buquê ideal, é pensar nos seus gostos e na sua personalidade. Deve combinar com você, estar de acordo com o seu estilo, trazendo mais conforto para a hora da entrada.


Como faz parte da composição, é essencial que te represente, pois dessa maneira vai estar em sintonia com o restante da produção, seja você romântica, tradicional, clássica, boho, minimalista... Enfim, você vai encontrar o modelo perfeito!


Reprodução: Pinterest


Outro detalhe importante é em relação ao biotipo, dependendo da altura ou formato corporal vai ter um modelo mais adequado que é proporcional para valorizar o seu corpo. Para noivas baixinhas, por exemplo, é mais indicado um buquê menor, já as noivas mais altas podem investir nos modelos maiores.


FLORES DA ESTAÇÃO


Você já sabe em qual época do ano vai se casar? Se a data já estiver definida fica mais fácil selecionar quais são as melhores flores e seus significados para você apostar, pois nem todas são próprias para qualquer estação do ano.


Assim é possível evitar alguns problemas como a dificuldade de achar uma flor que não é de tal estação e nesses casos você pode acabar pagando mais caro e também tem a questão do clima, algumas preferem o frio, então elas não vão ter a mesma resistência em dias mais quentes.


Reprodução: Pinterest


O Studio Luiza Mari preparou uma lista com algumas flores recomendadas para cada estação, são elas:


  • Primavera: lírio, girassol, begônia, gardênia, narciso, azaleia, rosa, copo-de-leite, boca-de-leão, frésia, peônia, tulipa, petúnia, gérbera e hortência.

  • Verão: astromélia, orquídea, bromélia, antúrio, hibisco, suculentas, antúrio, gerbera, margarida, girassol, alecrim, áster e lírio.

  • Outono: lírio branco, tulipa, orquídea, cravo, gardênia, margarida, camélia, azaleia, gerbera, begônia, lisianto e flor de maio.

  • Inverno: rosa, orquídea, amor perfeito, copo de leite, lavanda, prímula, flor de cerejeira, flor de lótus e lírio da paz.


AS CORES


Ao escolher o arranjo de flores, a noiva deve levar em consideração também as cores, pois elas transmitem significados e sensações. Quer entender como funciona a psicologia das cores? Clique aqui e acesse nosso conteúdo completo!


Mais algumas inspirações maravilhosas, confira!


Reprodução: Pinterest


O buquê não faz parte da decoração do casamento, mas consideramos importante que tenha uma sintonia de cores, pois isso permite um equilíbrio visual que é mais agradável e confortável para todos. Para saber como criar uma harmonia de cores, leia nossa matéria, clique aqui!


ESTILO DE CASAMENTO


Existem diferentes estilos de casamentos, como clássico, boho, temático, tropical, minimalista, retrô, dentre outros. E para todas essas ideais e tipos de festas/cerimônias há uma variedade de buquês que se adequam melhor em cada opção, como também se insere bem no contexto e reflete a personalidade da noiva.


Mais uma vez destacamos que todas as escolhas, desde decoração, produção da noiva e outros detalhes precisam acima de tudo combinar com você e seus gostos, para que te represente verdadeiramente.


Reprodução: Pinterest


TIPOS DE BUQUÊ


Para escolher o bouquet ideal, é essencial que você conheça os diferentes tipos que estão disponíveis atualmente no mercado e que são tendências! Aproveite todas essas nossas dicas e inspire-se!


  • Redondo:


Reprodução: Pinterest


  • Braçada:


Reprodução: Pinterest


  • Flor única:


Reprodução: Pinterest


  • Assimétrico:


Reprodução: Pinterest


  • Cascata:


Reprodução: Pinterest


  • Guirlanda:


Reprodução: Pinterest


Gostou do conteúdo? Já sabe qual é seu estilo de buquê favorito? Se quiser mais dicas e inspirações sobre noivas e casamentos, clique aqui e acesse outros conteúdos do nosso blog!


Você sabia que aqui no Studio Luiza Mari temos o DIA DA NOIVA? Queremos fazer parte do seu grande dia, entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e pacotes:

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp