top of page

BENEFÍCIOS DAS VITAMINAS PARA A PELE E SUAS FONTES ALIMENTARES

Atualizado: 18 de mai. de 2022

Manter a pele sempre radiante e saudável exige uma série de cuidados, como a sua rotina de skincare diária e tratamentos estéticos mas além disso é necessário ter uma alimentação balanceada com todos os nutrientes essenciais para o funcionamento correto do organismo, e isso inclui as vitaminas!


As vitaminas são substâncias orgânicas muito importantes e indispensáveis para o corpo no geral. Sua carência pode até mesmo causar problemas sérios de saúde, mas com uma boa alimentação você consegue ingerir e repor as quantidades ideias e ainda garante uma pele perfeita.


Então, você quer saber quais são os tipos de vitaminas e seus benefícios? O Studio Luiza Mari preparou um conteúdo explicando tudo, confira!



VITAMINA A


A primeira opção que vamos falar é a vitamina A (retinol), que auxilia no importante processo da renovação celular e trabalha na produção de colágeno e elastina, o que deixa a pele mais firme e uniforme, diminui a flacidez e linhas de expressão, além de desacelerar o envelhecimento precoce.


A vitamina A também é indicada para o tratamento da acne, pois ajuda a diminuir a oleosidade, o que previne a formação de cravos e espinhas.


Fontes alimentares: leite e derivados, gema de ovo, fígado, cenoura, batata doce, espinafre, agrião, brócolis, abóbora, damasco, manga e mamão.


VITAMINA B


Existem uma série de vitaminas que formam o complexo B, dentre elas podemos destacar algumas que trazem mais benefícios. Saiba quais são:


  • Vitamina B2 (riboflavina) - é responsável pela manutenção da saúde da pele e da boca, auxiliando na hidratação. Fontes alimentares: leite, queijo, iogurte, ovos, carnes, cogumelos, cereais vitaminados, grãos e vegetais.


  • Vitamina B3 (niacina) - mais uma vitamina que promove a hidratação e resistência cutânea, e controla a produção de sebo, o que reduz a acne. Também é indicada para tratar a rosácea. Fontes alimentares: peito de frango, atum, fígado, ovos, café, chá, grãos, tomate e batata.


  • Vitamina B5 (ácido pantotênico) - contribui com o processo de renovação celular e tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Promove maior hidratação e ainda ajuda na eliminação de marcas da acne. Fontes alimentares: carnes de porco, peixe, ovos, legumes, leites e derivados e grãos integrais.


  • Vitamina B6 (piridoxina) - possui ação cicatrizante e é indicada para o tratamento da acne e lesões na derme. Fontes alimentares: peito de frango, salmão, atum, batata, espinafre, brócolis, semente de girassol, banana, abacate, melancia.


VITAMINA C


Provavelmente a mais conhecida de todas, a vitamina C (ácido ascórbico) é uma grande aliada e um dos seus benefícios é sua ação antioxidante, fundamental para combater o envelhecimento precoce e os radicais livres.


A vitamina C melhora a textura da pele, deixando-a mais hidratada e iluminada, ajuda no clareamento de manchas e estimula a produção de colágeno, reduzindo reduz rugas e linhas de expressão.


Fontes alimentares: laranja, limão, abacaxi, goiaba, kiwi, morango, brócolis, pimentão vermelho e couve.


VITAMINA D


Diferente das outras, a vitamina D (calciferol) pode ser produzida pelo próprio organismo através da exposição ao sol, mas é preciso ter cautela! Para a ativação da vitamina é necessário tomar sol durante em média 20 minutos por dia, evitando horários de maior intensidade para não causar danos a pele.


Alguns dos benefícios da vitamina D são: renovação celular, previne o envelhecimento precoce, melhora a elasticidade, revitaliza a derme e promove o rejuvenescimento facial.


Fontes alimentares: além da exposição ao sol, é possível encontrar a vitamina D em diferentes alimentos como sardinha, salmão, óleo de bacalhau, leite, iogurte, queijo, gema de ovo.


VITAMINA E


A vitamina E (tocoferol) possui ação antioxidante e trabalha na defesa e proteção contra os radicais livres. Garante uma pele mais hidratada e firme, e evita o envelhecimento precoce.


Fontes alimentares: óleos vegetais, cereais integrais, grãos, verduras de folha verde, abacate, amêndoas, nozes e trigo.


Para conseguir as quantidades necessárias de vitaminas e outros nutrientes importantes através da alimentação, é essencial que você tenha um acompanhamento nutricional.


E você sabia que aqui no Studio Luiza Mari trabalhamos com serviços de nutrição, saúde e alimentação? Venha fazer seu exame de bioimpedância com a nossa nutricionista, assim é possível indicar um plano alimentar personalizado para você.


Escolha sua unidade de preferência e agende seu horário!


UNIDADE PARAÍSO

Rua Coronel Oscar Porto, 281.

Paraíso - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 2532.3643 - Fixo

(11) 98542.8252 - Celular/WhatsApp


UNIDADE VILA MARIANA

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 675.

Vila Mariana - São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5579.9780 - Fixo

(11) 98515.8954 - Celular/WhatsApp


UNIDADE CAMPO LIMPO

Rua Maria Fontana Priolli, 231.

Jardim Germania - São Paulo, SP.

Telefone: (11) 94787.0823 - Celular/WhatsApp

bottom of page