AS CORES DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS!

Entrar em um estilo de vida saudável pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é! O primeiro passo para isso é ter uma alimentação equilibrada e saudável!


Para te ajudar ainda mais nisso, o Studio Luiza Mari desenvolveu um conteúdo exclusivo para você conhecer os grupos de alimentos dividos por suas colorações e seus principais benefícios e funções que influenciam diretamente em sua saúde. Confira!


ALIMENTOS DE COLORAÇÃO VERDE


Por serem os mais fáceis de serem comprados e os mais comuns de serem vistos em casa, começaremos com os alimentos que possuem coloração verde. Esses alimentos são extremamente ricos em cálcio, ferro e fósforo.


Esses alimentos ajudam na coagulação do sangue e auxiliam na produção dos glóbulos vermelhos. Eles também são grandes aliados no fortalecimento dos dentes e dos ossos. Além disso, os alimentos de coloração verde também ajudam no combate ao cansaço mental, e contribuem para o crescimento de crianças e adolescentes!


Alguns dos alimentos verdes que possuem essas propriedades são:

  • Alface

  • Azeitona

  • Chuchu

  • Ervilha

  • Limão

  • Pepino

  • Uva verde

  • E muitos outros!


ALIMENTOS DE COLORAÇÃO BRANCA


Os alimentos que são da cor branca contém vitaminas do complexo B, além de flavonoides (que protegem nossas células). Esses alimentos, além de ajudar a gente a ter mais energia, auxilia também no sistema nervoso.


Além disso, ajudam também na prevenção de coágulos na circulação!


Alguns desses alimentos brancos que apresentam essas características são:

  • Mandioca (também conhecida como Aipim)

  • Inhame

  • Pera

  • Alho

  • Couve-flor

  • Graviola

  • Entre outros!


ALIMENTOS DE COLORAÇÃO ROXA


Os roxinhos também não ficam atrás em relação aos benefícios! São alimentos ricos em minerais, potássio, vitamina C e niacina, que também é uma vitamina do complexo B.


Além de retardar o envelhecimento, esses alimentos regulam e mantêm a saúde dos rins, do aparelho digestivo, dos nervos e até da pele! Além disso, em sua maioria, os alimentos desse grupo são excelentes antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas!


Alguns desses alimentos são:

  • Alface roxa

  • Ameixa preta

  • Berinjela

  • Uva roxa

  • Jabuticaba

  • Beterraba

  • Entre outros benefícios



ALIMENTOS DE COLORAÇÃO VERMELHA


Os alimentos vermelhos são grandes fontes de carotenoides, ricos em vitamina A. Esses alimentos fazem muito bem para a saúde do coração, além de ajudarem na memória, e no fortalecimento dos olhos e da pele.


Além disso, eles são grandes preventivos de câncer, principalmente o de próstata. Alguns dos alimentos que apresentam essas propriedades são:

  • Tomate

  • Morango

  • Melancia

  • Maçã

  • Cereja

  • Acerola

  • Pimentão vermelho

  • Entre outros.



ALIMENTOS DE COLORAÇÃO LARANJA


Os alimentos de coloração laranja também possuem carotenoides, assim como os vermelhos. Além disso, esses alimentos também são ricos em vitaminas C, servindo como antioxidante para a proteção das células.


Sendo também grandes auxiliares na saúde da visão e do coração, os alimentos laranjas fazem muito bem à saúde de nosso sistema imunológico.


Alguns dos alimentos laranjas que possuem as características acima são:

  • Tangerina

  • Pêssego

  • Mamão

  • Laranja

  • Mexerica

  • Cenoura

  • Maracujá

  • Entre outros.


Agora que você já conhece as principais características dos grupos alimentares divididos por suas cores e características, ficou muito fácil começar uma rotina saudável, né?


Aqui você também descobriu que para manter uma rotina de alimentação correta não é preciso muito! Todos esses alimentos são fáceis de serem encontrados, fáceis de serem consumidos e também não pesam no bolso!


Se você gostou dessa matéria e quer saber mais sobre uma alimentação saudável, ter um cuidado diretamente com um especialista, além de fazer um acompanhamento de seu corpo, clique aqui e agende já sua avaliação com nossa Nutricionista!


O Studio Luiza Mari oferece toda a estrutura necessária para sua nova rotina saudável, contando também com exame de bioimpedância!


Não esqueça de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas comecem a comer bem sem precisar de muito! ♥