top of page

APRENDA A AMENIZAR OS SINTOMAS DA TPM!

Se você faz parte da grande porcentagem de mulheres no mundo que sofre de TPM, essa matéria é para você! O Studio Luiza Mari separou algumas dicas para lidar melhor com aqueles dias que tanto torturam o corpo e o psicológico da mulher.


aprenda-a-amenizar-os-sintomas-da-tpm

Antes de darmos as dicas, vamos entender melhor sobre o que é a TPM! Nomeada de Tensão Pré Menstrual, a TPM é a fase que antecede o período menstrual da mulher. Costuma surgir 7 dias antes do ciclo menstrual e pode trazer até 150 diferentes sintomas.


A TPM pode surgir em diversas formas. Há mulheres que sentem mais sintomas, outras menos e outras que apresentam variações e, dependendo do ciclo, pode oscilar entre sintomas mais fortes e mais fracos.


A causa da tensão pré menstrual está nos hormônios que o corpo libera no período de preparação para a menstruação. Porém, há alguns fatores em nosso estilo de vida que influenciam diretamente na melhora ou piora da TPM. Conheça!


EXERCÍCIOS FISICOS


Há diversas pesquisas comprovando que a prática de exercícios físicos ajuda muito na melhora da TPM. Isso ocorre pois quando estamos praticando exercícios o nosso corpo libera endorfina, uma das substâncias responsáveis pelo sentimento de felicidade e bem-estar. Além disso, a realização de atividades físicas contribui na prevenção da ansiedade, depressão e inchaços, alguns dos sintomas do período pré menstrual.


ALIMENTAÇÃO


Evite ao máximo ingerir alimentos com cafeínas ou que são estimulantes, como refrigerantes. Esses alimentos podem piorar a qualidade do sono, coisa que já ocorre naturalmente em algumas mulheres no período da TPM.


Nesse período, dê preferência a chás naturais que possuem ação naturalmente calmante, como o chá de maracujá e chá de camomila, que ajudam a aliviar os sintomas de estresse e irritabilidade. Para ajudar no inchaço, opte por uma alimentação natural mais diurética, consumindo frutas como melancia, abacaxi e limão.


Além disso, há alguns alimentos com nutrientes que contribuem diretamente na melhora da TPM. Conheça alguns deles:


• Banana (vitamina C);

• Repolho (magnésio);

• Castanha do Pará (selênio);

• Feijão (ômega 3).


SE CUIDE!


Esse é um período bem delicado. Para que ele passe de uma forma mais leve e tranquila, não esqueça de se cuidar. Isso inclui não só uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, como também cuidados físicos e emocionais. Neste período, evite tomar decisões importantes e criar conflitos.


Faça algo que te deixe feliz e que te dê prazer. Leia um livro, ouça sua música favorita, assista aquela série que você gosta, faça um passeio em um parque, reserve um dia para um Day Spa... e não se esqueça: não existe uma fórmula mágica para acabar com a TPM, mas ela não dura para sempre e pode ser mais leve com as dicas do Studio Luiza Mari!


Gostou do conteúdo? Compartilhe com as amigas!


E se quiser relaxar na TPM, é só agendar aqui um Day Spa aqui no Studio Luiza Mari! Conte com a gente em todos os seus momentos! <3

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page