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ALIMENTOS INTEGRAIS: SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MITOS E VERDADES

A inclusão de opções de alimentos integrais na rotina alimentar, como os grãos, cereais e os seus derivados, costuma ser uma das apostas favoritas para quem buscar adotar um novo estilo de vida, com hábitos mais saudáveis e uma dieta balanceada, além disso, esses alimentos também são procurados constantemente por quem deseja perder alguns quilinhos.


Você se encaixa em algum desses grupos que está tentando mudar os hábitos alimentares? Sabemos que os alimentos integrais são bastante complexos e nutritivos, garantindo benefícios para o organismo, mas ainda assim há muitas dúvidas que surgem em torno desse assunto, como aquele dilema “devo comer ou não, será que é calórico?”.


São muitos mitos e verdades que você precisa conhecer para entender mais sobre os alimentos integrais, para que você consiga ter uma alimentação equilibrada e saudável! Então, quer saber mais? Confira esse conteúdo que o Studio Luiza Mari preparou e aproveite nossas dicas, vamos lá!



ALIMENTOS INTEGRAIS AUXILIAM NO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO


VERDADE! Os alimentos integrais são formados por fibras insolúveis que auxiliam nosso organismo, acelerando os movimentos e o trânsito intestinal, o que melhora o funcionamento do intestino.


Além disso, esses alimentos ajudam na formação do bolo fecal, aumentando o volume das fezes e auxiliando na evacuação. Também são importantes para evitar problemas relacionados com a região intestinal, como também para prevenir hemorroidas e a constipação, mais conhecida como prisão de ventre ou intestino preso.


PÃO DE FORMA INTEGRAL É MELHOR DO QUE O PÃO DE FORMA COMUM


VERDADE! A troca do pão de forma comum pelo pão de forma integral é ideal para quem está buscando uma alimentação mais saudável que é capaz de trazer benefícios, uma vez que a opção integral é fonte de fibras alimentares, que são importantes para aumentar a sensação de saciedade e manter a saúde do intestino.


No caso do pão de forma comum, não há o mesmo valor nutritivo e não vai apresentar os mesmos benefícios, devido ao refinamento dos cereais, sendo considerado por especialistas apenas um alimento de calorias vazias.


OS ALIMENTOS INTEGRAIS PODEM SER CONSUMIDOS COMPLETAMENTE

À VONTADE, SEM RESTRIÇÃO


MITO! Algumas pessoas acreditam que se optar por uma alimentação mais saudável, não é necessário colocar limites, mas isso é um mito. É importante lembrar que mesmo que esses alimentos sejam mais nutritivos e ofereçam benefícios importantes para o corpo, eles devem ser consumidos moderadamente, sem excesso ou escassez.


Isso é fundamental pois os alimentos integrais possuem uma medida de calorias próxima ao dos alimentos refinados. Dessa maneira, ser integral não quer dizer que é diet ou light! Assim, recomendamos que você tenha um acompanhamento nutricional para te indicar corretamente as quantidades sugeridas de acordo com as suas necessidades e características.


COMER ALIMENTOS INTEGRAIS É IDEAL PARA QUEM DESEJA EMAGRECER


VERDADE! Como falamos no início desse conteúdo, os alimentos integrais são bastante procurados por quem deseja perder alguns quilinhos e eles realmente podem ajudar nesse processo, por conta da presença das fibras alimentares, que estimula o bom funcionamento do intestino e garante mais saciedade, o que é essencial para o controle de peso, pois consequentemente com essa sensação e retardo da fome, você acaba comendo menos.


Vale ressaltar que para conquistar um emagrecimento saudável e equilibrado, é indicado incluir os integrais na alimentação, mas lembrando de consumir de acordo com o que foi indicado no seu plano alimentar, para não ultrapassar a quantidade de calorias, pois se isso acontecer pode ter ganho de peso!


OS ALIMENTOS INTEGRAIS SÃO INDICADOS APENAS EM DIETAS DE EMAGRECIMENTO


MITO! O consumo de alimentos integrais não é indicado apenas para quem está em processo de emagrecimento não, viu? O ideal é que todos possam usufruir do valor nutricional e aproveitar os benefícios que eles oferecem para o organismo, incluindo-os na alimentação todos os dias, para seguir uma rotina mais saudável, leve e equilibrada.


Caso você tenha um tipo de restrição devido a alguma condição de saúde ou alergia, por exemplo, é essencial consultar primeiramente um profissional para te indicar um plano alimentar mais adequado para você, com as devidas substituições!


ESSE TIPO DE ALIMENTAÇÃO DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS


VERDADE! Se você está querendo adotar um novo estilo de vida, que tenha uma alimentação mais saudável, com fonte de nutrientes, fibras e minerais, e que proporcione vantagens e a prevenção e controle de doenças, fique sabendo que os alimentos integrais serão bons aliados na sua alimentação.

Eles são ideais para diminuir os riscos doenças cardiovasculares, como AVC e infarto, além de serem recomendadas para tratar e prevenir questões como diabetes, colesterol alto e alguns tipos de câncer. Lembrando também que a adoção dessa mudança na rotina alimentar é fundamental para reduzir os quadros de obesidade e os riscos que ela pode causar.


Gostou do conteúdo? Para mais dicas e informações sobre nutrição e saúde, acesse nosso blog e confira aqui muitos outros conteúdos exclusivos!


E se você precisa de um acompanhamento nutricional, conte com o Studio Luiza Mari, podemos montar um plano alimentar personalizado para você. Entre em contato com a gente e agende agora mesmo sua consulta com a nossa nutricionista, e venha fazer seu exame de bioimpedância!


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